witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Como não Ferrar com a Sua Vida - e Com as Vidas das Pessoas em Volta de Você





Aqui estão algumas regrinhas de bem-viver. Tirei-as de livros que li, filmes que assisti e pessoas com quem conversei - mas especialmente, das minhas próprias observações e vivências:

1- Melhor fazer o que você acha que é certo – mesmo quando não tem certeza – do que o que você sabe que é errado.
2- Não mentir deveria ser uma regra de ouro, pois  a mentira é sempre desmascarada através das suas contradições ou de informações (requisitadas ou não) vindas de outras pessoas (com boas intenções ou não).
3- Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Esta é uma das mais antigas regras, e também uma das mais simples de serem compreendidas, embora muitos tenham dificuldades de coloca-la em prática.
4- Respeite quem você ama. Nem sempre é possível voltar atrás, nem sempre é possível perdoar e esquecer certas coisas. 
5- Viva de forma a não ter nenhum arrependimento. Viva de forma a poder olhar-se no espelho e gostar daquilo que vê.
6- Não use as pessoas. Respeite-as. 
7- Cuidado com bajuladores. Quando elogiarem você, olhe nos olhos de quem o faz; provavelmente, haverá algum interesse em ganhar a sua confiança através da sua vaidade.
8- Não maquie a verdade. As coisas são o que são. O errado nunca será certo. O certo nunca será errado. Quando se tratam de princípios, certo e errado não são e jamais serão a mesma coisa. 
9- Seja fiel aos seus princípios – em primeiro lugar, cultive bons princípios – e haja de acordo a manter os seus acordos consigo mesmo. 
10- Cultive uma consciência leve. Não faça nada que magoaria alguém, mesmo que seja pelas costas e que pudesse ferir, caso  tal pessoa ficasse sabendo. O mal que fazemos conscientemente às outras pessoas, volta para nós travestido de infelicidade, doença, arrependimento e solidão.  
11- Minha mãe sempre dizia (e eu concordo com ela) a seguinte frase: “Se quer saber se uma coisa é certa ou errada, baseie-se no seguinte: se ela precisa ser feita às escondidas, é errada.”
12- Não despreze as pessoas que o valorizam. Não cuspa no prato em que come. Não quebre a confiança daqueles que estão do seu lado e sempre jogam no seu time. Uma das palavras mais feias do mundo, é ‘traição.’ Não queira ter este selo sobre sua testa.
13- Não passe por cima das pessoas a fim de obter aquilo que deseja. Trabalhe, use seu potencial e seja honesto. 
14- Evite a fofoca. Ela deixa o ar em volta de você pesado e escuro. Todos percebem. Mesmo aqueles que servem de ouvidores à fofoca, não gostam de fofoqueiros e sempre acabam afastando-se deles devido a um princípio básico: aquele que fala mal dos outros para você, falará mal de você para os outros. 
15- Não tire do outro o direito ao livre arbítrio. Não use de manipulações emocionais a fim de fazer o outro sentir culpa e obriga-lo a fazer o que você quer. Aprenda a ser forte e deixe os outros viverem suas vidas em paz.
16- Não peça favores difíceis. Não peça que alguém minta para encobri-lo. Não peça dinheiro emprestado ou assuma dívidas se você não sabe se vai poder pagar. É uma questão de caráter.
17- No fim das contas, se você puder observar apenas a regra número três, estará cumprindo, automaticamente, todas as outras: não haja com os outros como não gostaria que eles agissem com você. 




9 comentários:

  1. Muito legal isso e adorei a certeira nº 11! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Ana. Copiei a lista toda mas ela se resume realmente no princípio básico: "Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana
    Bela postagem. Realmente a regra número 3 é um resumo de todas as outras. Não mentir é muito importante nas relações pessoais, que Deus nos ajude a colocar em prática tudo que acabamos de ler. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Good rules for living! If everyone tried to follow them, this would be a much kinder and gentler world.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!

    Li, com muita atenção, teu interessante e reflexivo texto e olha que minha consciência acusou algum "peso".

    Essas regrinhas, creio, que todo o mundo as conhece, mas não é demais relembrá-las.

    Considero todas mto relevantes, mas a 7, 8, 9 e 10 as acho pilares de nossa conduta.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  6. Querida Escritora, Ana Bailune !
    Lindas e prudentes regras !
    Aparentemente, tão simples de serem observadas
    e seguidas.
    Entretanto, dependem da forma como se foi educado,
    os exemplos que influenciam, etc.
    Muito valiosas.
    Parabéns e uma ótima semana, com um fraternal
    abraço !
    Feliz domingo !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  7. Regras que todos nós devíamos seguir.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Muito real, interessante e pertinente o teu texto. É lamentável que muitos não agem assim. Lembrei-me que aos quinze anos, ao sair do colégio com uns colegas, vimos o professor de português lanchando numa cigarreira e começamos a sorrir. Na aula seguinte, o professor escreveu no quadro a seguinte frase: "Não façais a outrem aquilo que não quereis que vos façam". Depois ele sorriu, e explicou que estava lanchando porque não tinha tempo para almoçar, pois iria dar aulas em outros colégios.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...