Estátua da Liberdade |
Estivemos em Nova Iorque recentemente - na semana do carnaval - e amei a viagem! Pela primeira vez na minha vida, eu vi a neve. A sensação dos floquinhos caindo sobre o rosto é maravilhosa! Foi uma experiência muito enriquecedora estar diante de uma cultura e de um estilo de vida completamente diferente do meu. Pensei no meu mundinho pequenininho aqui, nesta casa onde vivo e trabalho, entre as paredes forradas de hera do meu muro e as muitas árvores do meu pequeno jardim... me perdi entre prédios e neons, shows de rua, lojas e compras.
Central Park |
Também livrei-me de alguns estereótipos sobre o povo americano; não é absolutamente verdade que:
-Americanos são antipáticos;
-Americanos não param para dar informações nas ruas;
-Americanos são quase todos obesos;
-Americanos têm cultura pobre;
-A comida americana é ruim.
Ao contrário, fomos muito bem tratados e eu percebi o grande patriotismo daquele povo, o amor que eles têm pelo seu país - que é uma coisa que falta a nós, brasileiros.
Central Park |
O que mais gostei, foi o Central Park. Estava muito frio - tivemos alguns dias com temperaturas abaixo de sete, e sensação térmica mais baixa ainda (entre -10 e -12, quando fomos à estátua da Liberdade). Ouvi dizer que esse frio é um tanto atípico nesta época do ano, e me senti com sorte, pois só assim pudemos ver a neve!
Vista da cidade; foto obtida da Ponte de Manhattan, a Ponte do Brooklin aparece lá no finalzinho. |
Fizemos longos percursos à pé. Cruzamos pontes, ruas, museus e parques. Entramos em várias lojas e restaurantes. Para mim, esta é a melhor maneira de se conhecer um lugar. Tomamos o metrô algumas vezes, enfim, só íamos ao hotel para dormir.
Fiz amizade com alguns nativos... os esquilos e passarinhos do Central Park vinham comer na nossa mão, e as gaivotas deixavam que chegássemos bem perto delas. Foi ótimo, pois adoro estar perto dos animais e da natureza.
Não tive grandes problemas com o frio, a não ser no dia em que fomos visitar a Estátua da Liberdade. Adoro o frio, e ele me ajuda a ficar bem disposta. Mas aquele dia estava frio demais!!!
Um dos sonhos que realizei, foi conhecer o Hard Rock Café de Nova Iorque. Temos dois aqui no Brasil, sendo que um deles é em Curitiba, e o outro, em Gramado, mas o de Nova Iorque é icônico! Claro, trouxe lembrancinhas de lá - chaveiro, ima de geladeira e uma echarpe maravilhosa.
Fascinante, tanto para quem ama Rock quanto para quem não ama tanto assim. Eu amo. |
Lógico que eu não sairia do Hard Rock sem tomar um drink! |
A Times Square é uma loucura! Amei, pois é tão diferente de tudo ao qual estou acostumada, que me senti meio-caipira por lá.
Kkkk... Claro que percorri todos os andares da Macy's, e também usei a escada rolante antiquíssima e original, da época que a loja foi inaugurada, em 1902!!! Comprei só um parzinho de botas que estavam com um preço bom, pois a loja não é nada baratinha. Mas fui a todos os andares, vi cada coisinha.
O World Trade Center Memorial é um espetáculo à parte. A gente fica olhando para aquele buraco escuro, onde a água escoa, e pensando em tudo o que aconteceu por lá... é triste ver os nomes das vítimas do ataque terrorista escritos no mármore, em volta do monumento. Depois, a gente entra em um espaço todo branco, muito futurista, maravilhoso, onde logo se percebe a capacidade de resiliência do povo, e como eles transformaram a tragédia em algo positivo.
Na Saint Patrick's Cathedral, acendemos velas. Pedimos proteção, agradecemos pela oportunidade de estarmos vivendo aqueles momentos. Percebi que em alguns pontos ela é muito parecida com a nossa catedral em Petrópolis, a de São Pedro de Alcântara.
Bem, esta é a primeira parte desta postagem. Em breve, a segunda, com mais fotografias e registros de experiências. Tenho muitas histórias para contar.
Tirei esta foto da Ponte de Manhattan, que percorremos à pé. |
Acompanhei sua viagem pelo Face. Encantadora. Amo NYC. Tive a oportunidade de por lá estar três vezes e, com certeza, é uma cidade que eu voltaria.
ResponderExcluirAh, eu amaria voltar, e se pudesse, faria isso amanhã mesmo...
ExcluirAbraços, paulo.
Belíssima postagem, Ana, sobre a tua visita a Nova York, cidade que, com justa razão, é considerada o centro cultural do mundo, posição que no passado foi de Paris.
ResponderExcluirUm abraço.
Pedro
Uma riqueza de publicação:)) Obrigada pela partilha :))
ResponderExcluirHoje:- Brincando com as Palavras.
Bjos
Votos de uma óptima noite
Lindo passeio, que bom que aproveitou muito!
ResponderExcluirNY, lugar que desejo conhecer, mas no verão...
Felicidades
Ana Bailune percorrer a crónica deu para imaginar como é essa cidade estado unidense no seu conjunto, acho que ainda tinha lido um discrição tão simplificada. Sobre a neve aqui há regiões, como a cidade de Bragança, onde já passei com temperaturas com temperaturas abaixo de zero. Nessas alturas a cidade fica a parecer fantasma.
ResponderExcluirBeijos
Excelente reportagem.
ResponderExcluirNY é uma cidade extraordinária, também já tive o prazer de visitar e através das suas fotos relembrei a minha viagem.
Bom domingo
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco