Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2016

DIGITAIS DA ALMA - Resenha

Imagem
DIGITAIS DA ALMA AUTORA: LUCY MARA MANSANARIS 119 PÁGINAS EDITORA SUCESSO – SP  ANO 2015




“O poeta é como o príncipe das nuvens. As suas asas de gigante não o deixam caminhar.” Charles Baudelaire


Publicar um livro – especialmente, um livro de poemas – em um país onde as pessoas em geral não gostam de ler (segundo o Ministério da Cultura, o número de livros per capita no país é de 1,7 ao ano), é uma grande vitória. É preciso investimento próprio, muitas vezes, e Lucy Mara teve esta coragem e este empenho.
Nestes tempos truculentos em que vivemos, falar de poesia é como encontrar um caminho para algo mais suave. As energias estão pesadas, e as pessoas, descrentes e sem esperanças. É preciso procurar um pouco de delicadeza e sensibilidade no viver, e acrescentar pitadas de beleza no dia a dia. Através das artes, como a poesia, é possível encontrar um caminho que nos leve diretamente ao nosso centro, ao nosso tão negligenciado – e essencial – silêncio.
Ao ler um poema, abrimos uma janela …

Querer

Imagem
Entre o querer de Deus e o dos homens, pode haver longas distâncias. Faltam silêncios para encurtá-las.

Ana Bailune





MULHERES MACHISTAS

Imagem
Eu creio que o estupro seja uma das formas mais vis de violação da alma. Ele vai muito além da violação do corpo. Pode tornar-se um trauma que será carregado durante uma vida toda, transformando-se em sérios problemas psicológicos e pesadelos recorrentes. Eu penso que, se fosse possível obter uma fotografia da alma de alguém que foi estuprado – digo ‘alguém’ referindo-me também ao sexo masculino, pois todo mundo sabe que os homens também sofrem estupros – seria possível visualizar uma espécie de buraco escuro, fumegante nas bordas, bem no meio da alma do estuprado. E se olhássemos dentro da alma do estuprador, talvez descobríssemos que já quase não lhe resta uma alma. Uma pessoa que comete tal abuso não é dona de si, não pertence a si mesma: é dominada pelas forças do mal que se harmonizam com ela. Toda forma de estupro é mais que condenável, e deveria ser exemplarmente punida. 
Ontem, assistido à Globo News, não me surpreendeu o fato de ficar sabendo que a maioria dos estupros acont…

A Resposta

Imagem
A resposta, é que eu fiquei Quando tudo  mais passou.
Aquela voz derreteu,  Desapareceu no chão Para nunca mais voltar.
As correntes que prendiam Os dementes tornolezos Seguram só esqueletos Que nunca, nada dirão...






Palavras & Silêncios

Imagem
Palavras embebidas em silêncios; Descansam os ouvidos, Apuram-se os sentidos. Cobertas de névoa, elas dormem, Brancas e frias, Aguardam um novo caminho.
As corolas das flores Perderam os perfumes. As sementes das árvores Cansaram-se de tanto cair Em um solo infértil. A chuva goteja dos telhados Mas seca, antes do chão, Em pleno desconsolo.
Nada mais vale a pena De um sorriso, De uma palavra, De uma lágrima, De um olhar.




ÉPICO

Imagem
Subiram as cortinas: Começa o espetáculo! Apupos e cuspidas, Fazendas invadidas, Bezerros arrancados Das vacas indefesas E mil tochas acesas Homens coisificados Em massas de manobra De uma certa cobra.
No Champs-Élysées Sentados às suas mesas Debatem os artistas Sem nem ver a dureza De um cotidiano Ao qual abandonaram... -Cafés e chocolates E a fome do outro lado!
Os ricos e os pobres, Políticos e elites, No tapete vermelho, Atores e suas grifes. Vermelhos de um lado, Do outro, os ‘estranhos’ Que clamam por clemência Na roda desses anos.
E ninguém se adianta E aponta os hospitais, Os gritos de angústia Gemidos e os ‘ais’ De quem morre sem ter O mínimo cuidado: O que importa é o palco, Interesses marcados.
E à roda de tal mesa, A graça e a nobreza, Vestidos muito caros, -A fama que sonharam! Partilham dividendos, (E o país, morrendo) Pedaços arrancados Por dentes afiados.
Não querem enxergar A morte do partido, Os ideais, sem dó Pra algum lugar, varridos... Os sonhos de igualdade? -Me…

Nós X Eles

Imagem
|O título desta postagem também poderia ser Nós X Vocês, depende de quem estiver lendo.
Há algum tempo, venho acompanhando pelos jornais e pela TV - e também através do Facebook, lendo todos os sites indicados, tanto os "nossos" quanto os "deles" - os acontecimentos no país. Eu queria ter ficado neutra no início, pois entendo que não vale a pena defender este ou aquele político quando são quase todos iguais, e que após as declarações inflamadas e os interesses próprios defendidos, políticos fazem alianças uns com os outros e fica tudo bem entre eles. Eu não defendo, nem nunca defendi, nenhum político. Mas é difícil permanecer neutra em um contexto como este que vivemos.
Após ler muito, ouvir muito e tomar as minhas próprias conclusões, percebi que estou mesmo do lado do governo Temer - que não é o melhor dos melhores, não é exatamente o que queríamos, mas é o que temos; seria ele ou a ex-presidenta, que estava transformando o Brasil, com a ajuda  do PT, em Cuba na…

Padrões

Imagem
Os padrões e os desenhos Nas asas da borboleta Nada dizem sobre o tempo Que passou em um casulo.
As cores são pinceladas Da natureza, ao acaso, São apenas coleções De padrões aleatórios.
Ela mesma não se lembra Dos seus tempos de lagarta, Quando se arrastava, fria, Sobre as folhas e os caules...
E, ao olhar a sarjeta Que às vezes, sobrevoa, Pensa que o seu passado Foi ser sempre borboleta.



Do Lar

Imagem
Antigamente, a palavra "lar" imediatamente nos invocava imagens de nosso cantinho preferido em casa, aconchego, segurança. Um lugar no qual poderíamos estar à vontade, totalmente desprovidos das máscaras sociais que precisamos, muitas vezes, usar durante o dia. Ah, o lar! O lugar mágico onde podíamos nos entregar a um bom livro, receber os amigos, fazer uma boa refeição...
Ultimamente, quando uma mulher é classificada como sendo 'do lar,' várias críticas surgem: entendem que ela é submissa, dependente, alienada. É preciso estar engajada em algum movimento. É preciso ser livre, emancipada, e 'do bar.' Bem, que cada um viva a vida da forma que escolher, mas o que eu sinto, é que as pessoas estão deixando que escolham por elas, e nem percebem.
A maioria das pessoas vivem em dois pontos extremos: ou aqui, ou lá. E quem não estiver onde estamos, merece todo o nosso desprezo, a nossa crítica e também todas as acusações. Acho isso triste, porque o que deveria ser i…

"VÁ SER FELIZ!"

Imagem
“Vá Ser Feliz!”
Ontem, alguém me disse esta frase – não com a boa intenção que tem as pessoas de bem, mas para calar-me. Sempre ouço os bons conselhos, venham de quem vierem. Após aquele verdadeiro ataque de falta de destempero e educação ao qual eu mesma me submeti ao aceitar um simples convite, eu finalmente ouvi alguma coisa útil, mesmo que ela estivesse disfarçando uma grosseria: “Vá ser feliz.”
Percebi, após rever mentalmente a conversa que tivéramos, que tal pessoa estava coberta de razão: discutir com gente insensata e grosseira, que passou por algum processo de lavagem cerebral e só enxerga aquilo que decidiu enxergar, é falta de tempo, e compromete a felicidade de quem tem uma vida de verdade para viver. Na hora, respondi: “Já sou.” Mas depois, pensando melhor, acordei e vi que eu mesma estava me sujeitando àquele verdadeiro ataque de grosseria e idiotice, ao aceitar o convite e permanecer na arena. Ora, eu não tenho que ser alimento para hienas famintas... naquele momento, …

Promessas

Imagem
Promessas são como jarros Da mais fina porcelana Que contém o melhor vinho (E alguém, sem dó, derrama...)