witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Comidas Magrinhas




Gosto de cozinhar, mas não gosto de ficar muito tempo na cozinha. Principalmente, porque eu não tenho muito tempo! Por isso mesmo, costumo ter umas receitas cujo preparo é rápido no gatilho e muito fácil.

Tenho sempre o hábito de aprender algumas receitas e depois fazer algumas modificações no preparo, dando toques pessoais. Tais adaptações se devem à minha rotina (algumas diminuem o tempo de preparo) e também à facilidade ou dificuldade com que eu consigo encontrar os ingredientes da receita. Se não consigo, eu os substituo. Às vezes dá certo, outras, não, mas quando dá certo, eu as incorporo ao meu cardápio mais magrinho. Assim, quando sinto que preciso fazer uma dieta, recorro às minhas receitinhas re-adaptadas!

Hoje gostaria de partilhar algumas aqui, que eu testei com minhas adaptações e deram certo. Algumas quantidades eu deixarei ao gosto de quem prepara. 




1- Ratatouille - Ingredientes
> fatias cruas de berinjela, tomates e abobrinha;
>pedacinhos de muçarela cortados menores do que as fatias de legumes utilizadas;
> molho de tomate;
> cheiro verde
> sal à gosto
>queijo ralado
> pimentão
> se desejar, cebola ralada, alho, pimenta ou outro tempero de sua preferência. Eu não gosto muito de cebola, então pulo essa parte, mas se estou preparando só para mim, dou uma apimentada - amo pimenta!

Preparo: unte uma forma com azeite e deite as fatias de berinjela, salpicando um pouco de sal. Mas ponha pouquinho sal, pois a muçarela já tem um sabor salgado. Se quiser, pode colocar seus temperinhos pessoais.
Por cima das fatias de berinjela, coloque as fatias de abobrinha e em seguida, mais sal, e as fatias de pimentão. Salpique a salsa bem picadinha. Coloque agora os pedacinhos de muçarela, um sobre cada pilha de fatias, e finalize com as fatias de tomate. 

Prepare o molho de tomate  - pode ser pronto ou feito em casa - e jogue por cima, mas sem cobrir totalmente. Espalhe o queijo ralado à gosto e leve ao forno até o queijo derreter e o molho começar a borbulhar. Gosto dos legumes ainda crocantes. Eu costumo considerá-lo como prato único.




2-Arroz com brócoli 

Lave bem as folhas e as flores do brócoli. Passe as folhas no liquidificador com água suficiente para o cozimento da quantidade de arroz que você for preparar. É importante que elas não fiquem totalmente trituradas, portanto passe-as no liquidificador por poucos segundos. Reserve as flores do brócoli.
 Frite o arroz  crú no azeite com os temperos de sua preferência. Jogue a água com o brócoli por cima e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido, junte as flores. 

O arroz fica verdinho, rico em fibras e muito mais saboroso e nutritivo.





3- Salada verde com frutas

Quando a gente pensa em salada, o que vem à mente? Alface, tomate, rúcula... mas a gente pode também acrescentar frutas picadas, e fica ótimo! Costumo colocar manga, abacaxi, uvas sem caroço, morangos, maçãs e cerejas. As maçãs devem ficar um pouco de molho em suco de limão para não ficarem escuras. Para temperar, adoro fazer aquele tradicional molho à campanha que se usa em churrasco: azeite, vinagre, pimentões e tomates bem picadinhos e cheiro verde. Também finalizo com queijo ralado, croutons ou batata palha (em quantidades pequenas, só para dar uma "crocância"). 



4- Bolo Salgado de abobrinha

Ingredientes:

> 1 abobrinha grande e crua picada em cubos beeeeem pequenos;
> sal à gosto
> outros temperos à gosto;
> 4 colheres de sopa de trigo com fermento, 1 copo de leite, uma colher de sopa de manteiga  e dois ovos grandes para a massa 
> Muito queijo ralado grosso ( eu pelo menos, adoro!)


Preparo:

Passe o trigo, o leite, os dois ovos e a manteiga no liquidificador. Despeje a abobrinha picada com os temperinhos sobre uma forma untada e depois, por cima de tudo, coloque a massa (ela fica bastante aguada, mas é assim mesmo). Cubra com queijo ralado.
Leve ao forno quente até que você perceba que o queijo derreteu e começou a ficar um pouco marronzinho. Ou vá testando com um garfo até ele sair limpo da massa.

Você pode usar a imaginação e fazer bolo salgado de tudo o que sobra em casa: presunto, legumes, frango desfiado, etc... eu prefiro a abobrinha porque tem pouquíssimas calorias. 

Sempre que sinto que estou mais gordinha, uso estas receitas como pratos únicos por duas semanas e aumento o consumo de água. 




10 comentários:

  1. Quantas guloseimas, adoro comer de tudo, rs. Todavia não tenho aptidões culinárias e tenho pavor de cozinha. Tenho que ter gente para fazer para mim. OMG!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga Ana!
    Também invento muitas receitas zqui em casa, adoro verduras, legumes e frutas, mas também amo massas, sempre faço algumas!
    Dentro dos limites pra nao engordar, nao como muito doce, aqui em casa meu amrido e diabético tipo 2, so pode comer doce quando a glicemia cai muito, com isso perdi o costume de comer doces!
    Enfim, cozinhar e muito bom, eu adoro!
    Aprendi suas receitas!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Excelentes e saudáveis receitas!...
    O arroz de bróculos... já me é familiar... assim sendo... apontarei as demais receitas, que achei óptimas!
    Beijinho! Feliz fim de semana e continuação de um óptimo mês de Janeiro!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Receitas criativas e rápidas, como vc as descreveu, Ana. Par e passo, vou experimentá-las.
    um excelente 2020 pra vc.
    Bjs,
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Que delícias você nos traz
    nessa publicação!
    Vou experimentar
    a primeira domingo.
    Eu amo cozinhar, mas
    não gosto de ficar
    presa na cozinha enquanto
    a vida acontece.
    Mas sou eu quem prepara as
    refeições aqui pra dois.
    E na casa do filho mais velho
    duas vezes por semana
    eu invento comida por lá.
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de paz, querida amiga Ana!
    Muito boas todas e adoro arroz com brócolis. Copiei essa página.
    Muito obrigada pela partilha saborosa e leve.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Boas receitas com muita criatividade. Também gosto de cozinhar mas não gosto de passar muito tempo na cozinha…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Estou bem atrasada por aqui! Amei as receitas a berinjela já fiz uma vez, aproveitei e mandei pra minha filhota ela vive pedindo receitas ! Amei Vou fazer a torta! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que deliciosa publicação!
    Ficou a faltar o «tempero» das imagens... apenas e só!
    Ana, venham mais "comidas magrinhas?".
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ana obrigada pela generosidade nos presenteando com estas receitas deliciosas .
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...