witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Tapa do Papa




Há alguns meses publiquei no Youtube um vídeo sobre quando os gurus perdem a cabeça. Quem estiver interessado em assistir, basta acessar meu canal por lá, o Espiritualidade na Lata, ou procurar o link aqui entre os meus textos.

Quando assisti ao momento em que o Papa retribuiu com um tapa o entusiasmo de uma de suas fiéis admiradoras, confesso que fiquei chocada, mas logo eu me lembrei do meu vídeo e de outros gurus que também perderam a cabeça em outras ocasiões - dos quais falo em meu vídeo. Fiquei com pena da mulher, pois tenho certeza  que ela planejou aquela viagem durante meses, guardando dinheiro, comprando a passagem, esperando as férias chegarem, etc. Não sei dos motivos pelo qual ela agiu como agiu, agarrando o Papa pelo braço. Desespero, talvez?

Ao sentir-se tolhido em seus movimentos, sem nem olhar para ela direito,o pontífice puxou o braço com força, e desferindo um tapa na mão da mulher, nem tentou esconder o semblante enfurecido.


Uma cena estranha.

Sei que às vezes não medimos nossas reações à ações inesperadas, mas mesmo assim, acho que o Papa deveria estar preparado para lidar com o público com mais paciência, equilíbrio e consideração. Para acrescentar insulto à injúria, logo em seguida ele ainda falou contra a violência às mulheres. Uma ironia?

Na verdade, a maioria das pessoas anda sem paciência: para ler, para escrever, para esperar, para dialogar e interagir com as outras pessoas. Se alguma coisa nos incomoda, partimos logo para a ignorância. É como se o relógio da vida tivesse acelerado de repente, fazendo com que todo mundo quisesse tudo, e quisesse agora!

A árvore incomoda? Manda cortar! O texto é "longo demais? "Ah, não vou ler!" ! A opinião do outro incomoda? "Vou xingá-lo!" O ônibus está demorando? "Vou reclamar do motorista!" E todo mundo anda agindo sem pensar, sem refletir, baseados naquilo que faria com que suas insatisfações momentâneas fossem resolvidas de uma vez - mesmo que isso prejudique alguém. 

Falta tempo para pensar antes de agir. Mas sobra tempo para dedicar a coisas que não trazem nenhum retorno ou crescimento. Tempo esse que é jogado fora no exercício da superficialidade.





14 comentários:

  1. Olá, querida amiga Ana!
    Textos longos são prato cheio para preguiçosos com desculpas esfarrapadas.
    Adorei sua abordagem sobre tal aspectos.
    Todos temos o direito de um dia falharmos.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  2. Perfeito isto.O problema mais grave do ocorrido é que não foi um caso isolado. Foi apenas um de uma série que podemos verificar nas mídia. Total despreparo e mesmo uma total incoerência com os discursos. Sei que ele é humano mas quando nos dispomos a cumprir certas missões somos obrigados a nos ater a determinados controles.

    ResponderExcluir
  3. Ola Aninha,
    Vi esse episodio e mais alguns.
    Onde ele não toca nas mãos das mulheres, e outro que ele vai dando tapinha nas mãos de alguns homens.
    Confesso que era fã do Papa, mas hoje eu o vejo com outros olhos.Enfim... todos tem o direito de perder a paciência, mas ele esta indo alem.
    Com todo respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Voltamos com gratidão por todos vós, desejando um óptimo 2020. Para poder chegar a todos, hoje, numa breve visita. Bem hajam por não nos terem abandonado.

    Hoje : A fé de voltar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  5. Também fiquei impressionada, ainda mais, porque simpatizo muito com ele...
    Percebe-se que a mulher está perturbada, para segurar o Francisco com tal força...
    Tenho que racionalizar para perdoar o Papa: é uma reação instintiva e muito humana. Um bebé reage assim, sem nunca ter presenciado a cena...
    Depois, se toda a violência fosse como essa, o mundo seria uma maravilhosamente pacífico.
    Gostei de ter abordado o tema.
    Abraço, Ana.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  6. Penso que foi uma reação instintiva e não mais que isso. Mas um Papa tem que estar atento aos seus próprios gestos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, feliz Ano Novo pra você!
    VI,todo mundo erra, até o Papa, fizeram muitos memes com isso!
    Ele está idoso, a senhora também deve ter agarrado por impulso, enfim ele é uma personalidade, pediu desculpas, enfim...
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana, boa noite!

    eu também achei por demais estranha a reação do Papa, mas afinal ele é humano como qualquer um de nós e passível de errar.

    Bom final de semana,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olhar atento e posicionamento perfeito no tocante ao auto controle Ana. Se fosse um pop star da musica pareceria normal creio, mas um papa a coisa toam dimensão exagerada. O tietismo bem sabemos leva aos exageros e toda ação leva uma reação.

    Um abração amiga e bom fim de semana, sem chuva por aí na serra.

    ResponderExcluir
  10. Ambos erraram: a mulher porque o puxou com violência, ele porque lhe deu uma palmada na mão.
    Vi e revi as imagens... e perdoei-o.
    TODOS cometemos erros.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. O Papa, apenas nos veio recordar... que é humano!...
    Perfeitos... só os Deuses... e nem Cristo foi reconhecido como tal... pois logo os homens se encarregaram de o pregar num cepo!...
    Foi puxado com agressividade... teve um gesto instintivo de defesa... confesso que a mim, não me chocou nada!...
    Mas os jornalistas gostam de apurar tanta coisa... seria interessante saber o que teria levado a mulher, a um gesto assim tão inesperado... pelo menos, para todos os que assistiram a tal...
    Beijinho! Bom ano! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...