witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 28 de dezembro de 2019

Lamentável!


Meu jardim e algumas das minhas árvores






Moro há quinze anos nesta mesma rua. O que me atraiu a esta casa em especial, foi uma árvore: já contei aqui e em meu canal no Youtube como meu cão praticamente me arrastou para esta rua durante um passeio e sentou-se para descansar bem na frente da casa onde eu moro atualmente. Ao olhar para o jardim, deparei com um lindo e imponente cipreste bem no meio do gramado, e imediatamente, me apaixonei por ele e pelo lugar, e meu desejo de viver nesta casa, junto a esta árvore, explodiu no universo, e como num passe de mágica, as engrenagens da vida me trouxeram uma série de sincronicidades que me colocaram em contato com pessoas que me ajudaram a realizar este meu sonho.

Já vivendo aqui, sempre considerei este lugar mágico, pois é cercado de árvores e montanhas por todos os lados. Adoro acordar de manhã com o canto dos passarinhos, amo colocar comedouros com frutas para eles nas árvores e observá-los enquanto se alimentam e constróem seus ninhos por aqui. Eu adoro a natureza! Não consigo me imaginar vivendo em um lugar onde não existam árvores. 

Há alguns meses, porém, ao abrir meu portão, deparei com homens carregando motosserras e se infiltrando na mata. Tentei argumentar com eles, dizendo que o local é cheio de minas d'água e que as árvores são protegidas por lei, mas não me deram ouvidos; porém,  consegui que me dissessem quem tinha encomendado o desmatamento. 

fotos do estrago sendo perpetrado



Em cima da minha caixa d'água, que é abastecida por uma das minas locais, eles planejavam a destruição dos bambus - que felizmente, consegui impedir. Na foto, abacateiros que teriam sido cortados se eu não tivesse me manifestado.



O motivo era o mais absurdo possível: as árvores fazem sombra à casa. Ora, me perguntei, será que ninguém pensou nisso antes de construir junto a uma mata atlântica? Após tentar conversar com as pessoas sem obter sucesso (sequer atenderam aos meus telefonemas), fiz uma denúncia à Secretaria de meio-ambiente. Não acho justo que alguém penetre em uma mata que sequer lhe pertence e perpetre o absurdo que eu testemunhei - ninhos de pássaros sendo destruídos, árvores frutíferas sendo ameaçadas - graças a Deus, estas eu consegui salvar - e espécies protegidas por lei sendo derrubadas apenas por estarem "incomodando." Hoje, ao sair no portão de minha casa, vejo algumas caras feias me olhando, pois foram notificados e receberam multa pela derrubada das árvores, e alguns dos outros vizinhos tomaram suas dores, mas não tenho medo de caras feias e faria tudo novamente. Se tiver que escolher entre a companhia de árvores e a companhia de gente egoísta, prefiro as primeiras, sempre.

Agora de manhã, outra surpresa desagradável. Na casa do meu vizinho dos fundos, onde havia árvores frutíferas e espécies em extinção que estão na lista do IBAMA, que atraiam várias espécies de pássaros como sabiás, bem-te-vis, gralhas, maritacas, sanhaçus, saíras, tucanos e outras mais, estão sendo cortadas. Embora estejam dentro do terreno dele, lamento profundamente pela sua decisão de cortar  as árvores. Não denunciei apenas porque isso não impediria o corte das mesmas, pois os órgãos competentes não vêm ao local imediatamente após a denúncia, e respeitei-o pelo fato das árvores estarem em seu terreno particular. Só pude assistir enquanto as árvores eram desumanamente derrubadas e feitas em pedaços. Um tucano gritava em uma árvore mais distante, e pássaros que estavam acostumados a sentarem-se nos galhos das árvores derrubadas e se alimentarem delas todas as manhãs, observavam de longe, nas copas de outras árvores.

O que resta da paisagem agora são telhados vizinhos e um enorme buraco vazio, do tamanho da ignorância de quem o encomendou. Lamentável.

Ando pelo meu jardim e fico me perguntando por quanto tempo poderei proteger as minhas árvores. Quando eu morrer, aquele que ficar com a casa fará dela o que quiser. Não temos herdeiros, e o destino das minhas árvores é a minha única - e inútil - preocupação após a minha morte. Só espero, sinceramente, que alguém se apaixone por elas, como eu.

É uma pena que em épocas de aquecimento global as pessoas ainda não tenham compreendido o que significa uma árvore. De maneira hipócrita, protestam pelo desmatamento da Amazônia, que infelizmente, vem acontecendo há muitos anos, enquanto pagam homens com motosserras para destruir as florestas que estão junto a eles, e tudo por puro egoísmo e vaidade.



.

.

.


14 comentários:

  1. Te entendo perfeitamente... Uma pena que pensamentos assim ainda existam... Até quando? Acham que falar em desmatamento, aquecimentos global é pra longe deles e para outros.Eles nada contribuem! Que raiva dá! Pena! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de Oitava de Natal, querida amiga Ana!
    Que lástima! Conhecendo bem Petrópolis onde morei, senti tudo que postou...
    Onde estou nestes dias, acordo e entardeço com o canto de varias espécies. Chego a dizer que é divino tudo que vivo eu cá e você ai, tão próximas da natureza.
    Muito obrigada pela companhia em 2019.
    Adentraremos em 2020 com o mesmo gosto bom de uma sincera amizade.
    Bjm carinhoso, festivo e natalino ainda

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida!!! Que triste notícia!
    Uma pena que as pessoas sejam tão egoístas com a natureza que tantas coisas boas nos oferecem! Mas tenha fé que outros anjos iguais a ti aparecerão e cuidarão das arvores! E estes que hoje correm para cortá-las um dia ainda se lamentarão muito por ter agido assim!

    Bom demais voltar ao teu cantinho!
    Desejo boas festas e um ano cheio de muita paz e harmonia!

    ResponderExcluir
  4. Revoltante, nossa isso realmente é proibido, as árvores estão no lugar delas, estão na mata, por que o homem sempre tem que tirar o lar dos outros, fazem com ser humano como os índios, a Mata Atlântica é um dos bens de valor inestimável que temos, Graças a Deus você agiu rápido, agora o seu vizinho infelizmente é propriedade particular só podemos lamentar. Ana um dia " o acaso " que não existe te levou para esta casa, não foi só para te beneficiar, no Universo tudo é uma troca, da mesma forma um dia, que há de demorar, o Universo trará outra pessoa igual a você, a guardiã da natureza. bjos querida e uma linda entrada de ano.

    ResponderExcluir
  5. O vício humano da destruição, infelizmente. Pela primeira vez vejo alguém cortando uma árvore juistamente porque elá dá sombra. Ora, essa não é uma das funções gostosas da árvore?
    Agradeço a companhia em mais um ano. FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  6. É mesmo revoltante ver o descaso das pessoas com a natureza
    Abatem suas espécies para atender seus desejos meramente egoístas e sem sentido
    Que o amor, a paz a harmonia, a solidariedade e a sabedoria, estejam em nossas vidas durante o próximo ano. Muita saúde, sucesso e prosperidade. Feliz ano novo para você e seus entes queridos. O meu afetuoso abraço e meu beijo recheado de poesia

    ResponderExcluir
  7. Que situação. O homem é egoísta e ambicioso, infelizmente. Também amo a natureza.

    Feliz ano novo e sucesso!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana
    Situação desastrosa, a natureza é bela e proporciona bem estar. Feliz Ano Novo, que Deus te abençoe sempre. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. "O que resta da paisagem agora são telhados vizinhos e um enorme buraco vazio, do tamanho da ignorância de quem o encomendou. Lamentável."
    Partilho a sua indignação e a sua tristeza.
    Que o ano de 2020 lhe traga dias cheios de harmonia, amor e saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    Eu li sua publicação
    e fiquei pensando em como o ser
    humano não considera nada além
    de si mesmo.
    Aqui no ES onde vivo
    as pessoas agem da mesma forma
    é lamentável.
    Sou grata por publicar textos
    tão essenciais para
    alimentar nossa inspiração.
    Desejo que 2020 seja de Alegrias
    para Você junto aos Seus.
    E muito obrigada por ler e meu
    blog e nos de outros.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  11. Também lamento muito, Ana.
    Como a ignorância pode ser grosseira!
    Abraço completamente solidário.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  12. Voltando e atualizando minhas visitas aos Blogs.

    Que triste deparar em minha primeira visita por aqui no ano de 2020 com algo tão lamentável.

    Inacreditável mesmo...

    Beijão e felicidades em 2020, apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  13. É lamentável. Que bom que vc pôde impedir. Ora, nao quer viver no meio da mata então vá morar em uma cidade. Quem nao gosta de sombra?? Ter uma casa na sombra a deixa mais fresca isso sim.

    ResponderExcluir
  14. Uma cena que me comove Ana.
    As vezes vejo por aqui em Avenidas em nome de um tal segurança de quedas de galhos, outras para preservação da rede elétrica, que na realidade deveria ser subterrânea, mas tem custo e o estado não quer custo.
    Infelizmente amiga vamos assistir estas moto serras roncando e destruindo o verde.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...