witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Em Tempos de Etiqueta Virtual







É preciso seguir algumas regras de etiqueta para podermos conviver bem, seja aqui fora ou no ambiente virtual. Acho que ser bem educado não depende apenas de seguir regras impostas, mas de ativar a sensibilidade. Porém, nos dias de hoje, o que mais vejo é uma etiqueta hipócrita, aplicada apenas "aos outros" e pessoalmente ignorada. Assim, tive a ideia de, através das minhas observações, escrever sobre as regras implícitas que todos pregam, mas que a maioria não segue, e que são cheias de controvérsia e mimimização. 

Numerei-as abaixo:

Regra número 1 - Jamais diga o que realmente pensa no que tange à política. -   Desde pequeninos, nos ensinam que dizer a verdade é importante, e que as pessoas gostarão de nós se sentirem que somos verdadeiros; não caia nessa! As pessoas que dizem a verdade geralmente são mal vistas e ganham, em questão de segundos, um séquito fiel de (per)seguidores e online haters! Melhor deixar a sua opinião ali quietinha, e passar batido pela postagem daquele 'amigo' que diz que todos que vão votar no candidato que você escolheu são imbecis e acéfalos... e aceitar o argumento deles de que "não é nada pessoal."

Regra número 2 - Aceite todo mundo que lhe pedir amizade / Não aceite todo mundo que lhe pedir amizade. - Não adianta: o que quer que você faça, será criticado. Se você é daqueles que aceitam todo mundo, será chamado de egocêntrico e vira-latas; se não aceita, será criticado como sendo exclusivista e preconceituoso. De qualquer maneira, você perde. 

Regra número 3 - Marcações no Facebook - Tem sempre aquele 'amigo' que marca você e mais 365 pessoas em uma postagem sem conteúdo, tipo "Bom dia!" - daquelas que fazem com que você receba notificações a cada 5 minutos. E às vezes de nada adianta silenciar o amigo ou excluir-se da marcação, pois o Face continua mandando as notificações! Eu tenho uma pessoa na minha lista de amigos que já foi silenciada mil vezes, mas nunca exerceu seu direito de ficar calada. Já pensei em bloqueá-la, mas ao mesmo tempo, quando a gente faz isso, acaba magoando alguém sem querer. Se apenas ignoramos, a pessoa nos classifica como grosseiros. Grosseria é encher a paciência alheia com esse tipo de coisa. 

Regra número 4 - Messenger. - Praga dos quintos dos infernos esse tal de messenger. Detesto. Se eu soubesse como, arrancaria essa porcaria do meu Facebook. Eu já disse uma porção de vezes que só uso messenger para comunicar-me com meus alunos ou com amigos íntimos ou pessoas da família. Não respondo a correntes, nem a mensagens fofas. Mesmo assim, a minha caixa de mensagens está sempre abarrotada de gifs, links, áudios e filminhos que eu jamais acesso. E as pessoas ficam reclamando, na timeline delas, que somos "antipáticos e metidos." Metido, é quem manda todos os dias 10 mensagens que não são respondidas, e que ao invés de se mancarem sobre o fato de que não estão agradando, continuam mandando. 

Regra número 5 - Jamais diga que não gosta de alguma coisa. Esta é a melhor forma de angariar inimigos aonde quer que vá, principalmente se a pessoa em questão for famosa. Não diga jamais que não aprecia certo gênero musical, artista ou filme. Dirão que você não tem cultura, que não sabe respeitar a preferência alheia (enquanto eles mesmos usam palavras de baixo calão para desrespeitar você) e farão citações que supostamente os colocarão em um pedestal cultural anos-luz acima do seu. 

Existem outras regrinhas de etiqueta virtual das quais não me lembro no momento, e as deixarei para a imaginação de quem quiser comentar este texto (que já está bem longo). Mas a conclusão, é que etiqueta mesmo, são aquelas que os etiquetadores de plantão colam nas nossas testas, e nem percebem que as decolam dos próprios traseiros.








8 comentários:

  1. Pois é, cuidar para não ferir e magoar, mesmo assim a gente fere e magoa, não tem jeito!
    Bom texto querida Ana, sempre bom ler, trocar ideias!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, querida amiga Ana!
    Nem Jesus Cristo agradou a todos...
    Tenho em mente que a consciência deva ser reta, o mais será acréscimo.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Creio que devemos sempre escrever ou falar tentando, dentro de nossas possibilidades, usarmos a razão e o coração em perfeita união com uma reta consciência.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso texto! Gosto da simplicidade:))

    Bjos
    Votos de um bom final de tarde.

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana foi de uma felicidade tremenda com estas etiquetas aqui elencadas, principalmente no mundo virtual. Sem retoque estão perfeita e bem explicadinhas e não tem como nos livrar e ou imunizar dos ataques e falsidades porque o mundo é isso mesmo.
    Sabemos o quão difícil é passar neste mundo sem arranhões.
    Um carinhoso abraço amiga.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Ana, eu ainda marco, bem pouco, mas marco e tenho não marcado mais os supostos amigos. Acabei de crer que em nenhum lugar temos amigos aos baldes e sim raros amigos. No face... bem, o face é um caso sério, tanto por parte das pessoas quanto por parte do próprio face. Eu não tenho hábito de mandar convites, mas o face os manda, tenho páginas curtidas que nunca curti... sou marcada milhões de vezes, minha box fica lotada, tão lotada que. eu acabo sendo punida e não quem envia mensagens... e por aí vai, amiga! Já fiz vários textos desse tipo e como bem disse, só criei inimizades... ai, fica assim - ou ficamos e aguentamos, ignorando muitas coisas, ou caímos fora, como já me disseram várias vezes... eu sou uma das chatas do face! Mas esse é um mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Malu, É a vida... real ou virtual. Mas acho que quando baseamos nossas ações no bom senso, conseguimos evitar certas situações.

      Quando criança, tínhamos uma vizinha - uma menina - que não saía lá de casa. Logo de manhã, ela abria a porta e entrava. Ficava lá o dia todo, e tinha um ar deprimido e prescrutador. Acabávamos perguntando a ela se ela não deveria ir para casa, porque a presença dela era invasiva demais. Imagine, o dia todo, alguém sentado à sua mesa, ou te seguindo a todos os cantos da casa, olhando tudo o que você faz e dando opiniões onde não era chamada... E nem batia para entrar! Quando volto ao meu antigo bairro, ela ainda está lá. Nunca se casou, ficou sozinha.

      Eu vejo marcações exageradas no Facebook como alguém que age exatamente como a menina, e que não entende que existem limites entre a nossa privacidade / disposição / tempo / gostos e a privacidade / disposição / tempo / gostos alheios, e devemos respeitar as pessoas.

      É terrível, por exemplo, ver uma marcação sobre animais sendo torturados e crianças mal-tratadas... Eu odeio isso. Um bom dia de vez em quando é bem-vindo, mas tem gente que faz isso compulsivamente o dia todo, é um tal de marcarem a gente em bom dia, boa tarde e boa noite, Deus te ama, Você é especial... o dia todo! Já recebi, em um dia só, mais de vinte marcações de uma mesma pessoa. É uma chatice.

      Excluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...