Na semana passada, consegui horário em um salão de beleza para fazer as unhas e cortar o cabelo, na sexta-feira. Gostei do trabalho, mas não remarquei pois teria uma aula naquele horário na próxima semana, e como meu tempo é muito curto e trabalho em casa, não posso sair durante a semana, pois não dá tempo. Geralmente, corto meu cabelo em Itaipava, no Farley Frossard, que é um excelente profissional, mas eu não poderia ir lá naquele final de semana, e meu cabelo estava realmente horrível.
Porém, a aluna com a qual eu tinha marcado a aula na próxima sexta, teve um problema e precisou desmarcar; assim, acessei a página do salão no Face, e tive um diálogo parecido com este:
-Olá! Vocês ainda tem horário para amanhã à tarde?
-Após uma certa demora, obtive a seguinte resposta:
-Amanhã só tenho de manhã.
-Poxa, de manhã estarei ocupada, dando aulas.
-Então, tenho horário para as seis e trinta da tarde.
-E para hoje à tarde, por acaso você teria alguma coisa?
-Não. Mas tenho no sábado.
Pensei que no sábado ficaria complicado, já que dou aulas até as 12:30, e depois, nós saímos para almoçar, fazer compras e outras coisas. Entendi que ele estava tentando arranjar um horário para mim, e que estava difícil, por isso, tentei continuar a negociação. Respondi:
-Bem, então podemos marcar para a sexta-feira que vem?
Recebi a seguinte pérola de resposta:
-Sexta feira é muito difícil, pois temos nossas clientes fixas. Quintas e sextas não podemos atendê-la, só quartas e sábados.
Pensei: Mas como é que eles puderam me atender na sexta passada, se eles tem clientes fixas o dia todo, toda sexta-feira??? Bem, eu estava tentando virar uma cliente fixa, já que gostei do trabalho da moça, e o corte de cabelo não ficou ruim. Mas fui sumariamente dispensada como cliente, de uma forma que considerei grosseira...
Acho que o que mais falta aqui em Petrópolis, em todos os setores, é profissionalismo. Se fosse comigo, teria pego o número de telefone do cliente e sugerido que se alguém desmarcasse no horário que ela desejava, eu a encaixaria. Ou então teria tentado oferecer horário apenas para mão, já que é mais rápido, para não perder a cliente. Geralmente, é isso que eu faço quando alguém me solicita aulas de inglês e eu não tenho horário: anoto o telefone da pessoa, pedindo desculpas por não poder atendê-la no momento, e aviso que assim que houver uma vaga, eu a encaixarei. E tem dado muito certo.