witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 20 de abril de 2023

EXERCÍCIO & SACRIFÍCIO

 

 

 

 


 

Devido a problemas de saúde (genética estragada e idade avançada) precisei começar um programa de exercícios. Já que detesto o ambiente das academias e devido ao meu trabalho eu não teria tempo de frequentá-las, mesmo se eu quisesse,  decidi começar em casa mesmo. Comprei um simulador de caminhada e desenterrei meus pesinhos de 3 kg, da época em que eu frequentava academia, há alguns milênios.

 

Me exercito quase todos os dias há mais de um mês (pulo um ou outro se estiver muito cansada). De manhã bem cedo, começo com 15 minutos de musculação e cinco a dez minutos de alongamento. De vez em quando faço uma aulinha do YouTube. Nas horas vagas, faço 30 minutos de caminhada no simulador (alternando alguns minutos de ritmo leve e outros de ritmo pesado até o final do exercício).

 

Se eu gosto?

 

Não. Odeio. Preferiria mil vezes assistir Netflix comendo chocolates.

Mas não é uma escolha, é pela minha saúde.

O que notei:

 

- Os níveis de açúcar baixaram bastante, mesmo antes de eu começar o remédio para diabetes; caí de diabética para pré-diabética.

- As dores nos pés que eu tinha ao me levantar pela manhã desapareceram;

- Perdi peso – não sei quanto ainda, mas pelas roupas, deve ter sido algo em torno de 4 quilos.

- Os músculos estão mais tonificados;

- A pele melhorou;

-Tenho dormido melhor;

-Estou mais bem disposta, embora nada tão milagroso assim.

-Estou com um corpo bem mais flexível;

-A postura melhorou;

-Me sinto mais bonita, pois quando experimento as roupas que escolho em uma loja, elas me vestem bem e têm bom caimento. Não preciso mais procurar por algo “adequado” ao meu tipo físico, pois tudo que eu gosto me cai bem.

-Pareço mais alta, pois a postura melhorou (acho que já mencionei isso, né?).

 

Eu recomendo: não faça como eu: antes que a idade chegue e traga com ela altos níveis de glicose no sangue, colesterol nas alturas e dores pelo corpo, exercite-se. Antes que você engorde e comece a procurar pela sua auto estima todos os dias de manhã enquanto se arruma na frente do espelho, exercite-se. Antes que seu médico perca a paciência com você e passe a te ignorar (ele sabe que você não vai tomar jeito mesmo), exercite-se.

 

É fácil? Não. É agradável? Bem, para mim, não é não. Acho que nunca vou apreciar esses momentos. Detesto suar e me cansar.

 

Mas todos os dias eu subo na tal maquininha de caminhar que fica na minha varanda panorâmica e começo minha jornada, enquanto observo as árvores, o céu, os passarinhos... e trinta minutos passam como se fossem... três horas... mas passam.

 

Às vezes ponho um capítulo da minha série favorita e o assisto enquanto me exercito (e nunca desejei tanto que um capítulo acabasse logo).

 

O segredo é procurar uma coisa que a gente não odeie tanto fazer. Me ajeitei bem com a maquininha. Talvez você se sinta bem em uma academia, ou caminhando na rua, ou se exercitando sozinho com as aulinha do YouTube, que são de graça e oferecem programas para vários níveis de sedentarismo (hahaha). O importante é começar e ter compromisso, mas sem deixar de lembrar que ninguém é de ferro, e que pular um treininho na semana não vai matar. Afinal, você não deve nada a ninguém,  a não ser a si mesmo.

 

 

 



3 comentários:

  1. Excelente!! O importante é encontrarmos o nosso jeito de fazer... eu tô procurando o meu tbm. Antes tarde do que nunca. Adorei demais ler!!

    ResponderExcluir
  2. É bom quando escolhemos cuidar da saúde. Nunca é tarde para começar e persistir mesmo quando não apetece. E que bom estar a ter resultados.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida amiga Ana!
    Não fico sem caminhar à beira da praia um só dia, de domingo a domingo. e duas vezes por dia. é o que gosto e não é nenhum sacrifício. Tenha ótima academia aqui pertinho que já frequentei antes da pandemia. Mas não dispenso caminhada pela orla de jeito nenhum. é meu vício salutar.
    Hoje mesmo amanheceu chovendo, esperei até às 10h e caminhei com sol.
    Também preferiria ler um bom livro comendo chocolates, hum! Mas... caminhar é preciso... exercitar corpo e mente para termos uma velhice melhorada.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...