witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 8 de maio de 2020

AMARGURA












AMARGURA

O tema hoje é a amargura; escolhi dois poemas com esse tema, já publicados aqui, e deixo também um link para um vídeo que postei em meu canal, o Espiritualidade na Lata, onde converso sobre esse sentimento tão humano e tão negativo...

Vamos aos poemas:



Amargura - publicado em 2012

Sentada no rochedo, o olhar, perdido,
A barra do vestido esvoaçava ao vento
Ao chorar, ela deitava suas salgadas águas
Nas águas já salgadas do imenso mar.

No fundo, ela sabia: ele não iria voltar!
Na fraca luz do dia, ela quis o luar...

Mas só a maresia cobriu-a, por fim,
E assim enferrujou-se sua fantasia.









AMARGURA - Publicado em 2013


A amargura
Amarga a brandura,
Estraga a vida,
Macula a brancura
Da alma mais pura,

É triste,
A amargura!...

Talha no leite,
Véu de loucura
Diante de tudo
Que acha e procura,
Só vê a maldade
Em tudo o que enxerga,
E a iniquidade
Em tudo que toca...

A amargura:
Prenúncio de vento
Que afasta as  pessoas,
Incita o tormento,
Se torna alicerce
De inveja e usura,
A vida escurece,
E cresce a penúria
Torna tudo triste,
Torna a vida dura!

Deus me livre e guarde
Dos dedos nodosos
Dos olhos jocosos
Da boca gosmenta
Do peito fechado
Do vil egoísmo
Da voz taciturna
E acusadora
Que tem a amargura...








Amargura - Também publicado em 2013


Guardei minhas mágoas dentro de um lenço
E sobre estas páginas, o sacudi.
As duras palavras, moí no silêncio.
Já dei por perdido o que há muito perdi.

Não levo comigo senão uma dor,
Que já nem me lembro se eu mesma escolhi.
A dor, já dormente, perdeu o amargor
Caída no tempo, penso que morri.

Mas há uma criança querendo viver,
Que dentro do peito, reclama e se agita...
Se a deixo dormir, a vida a desperta.

E esta criança quer ser, ressurgir,
Pois teima em sorrir, mostrar que está viva,
No fundo, eu entendo que ela está certa.







6 comentários:

  1. Amargura é triste sentimento,mas te inspirou muito bem em cada uma, apesar de diferentes tempos. Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Deus nos livre... das amarguras, do peito fechado, das bocas ferinas, das almas manchadas por mágoas acumuladas! Deus nos livre das amarguras!
    Tudo dito aqui e bem definido nos poemas apontadores das dores das amarguras.
    Bjsss, Ana.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Ola:- Brilhante como sempre. A sua imaginação e inspiração, conjugada com uma superior inteligência poética ( claro que não só...) origina oferecer-nos poemas sublimes.

    Estes, sobre a amargura, poeticamente falando, são fenomenais. Grato pela partilha.

    E não é que me deixou a reflectir sobre a sua proposta que faz no video que me deliciou ver e ouvir?
    .
    Bom fim de semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  4. Bitterness is at the core of the loneliest lives. Far better to celebrate the sweet and appreciate the good. Such an attitude attracts others like moths to a flame.

    Brilliant poetry, dear Ana. You express the pitfalls of bitterness beautifully.

    Take care. And take as many naps as you need. This, too, shall pass. Hugs.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana, vieram os três poemas exatamente no nosso tempo de amargura, sem dúvida, todos lindos, mas o terceiro está muito tocante, amarguradíssimo, tanto, tanto que ficou lindo demais!
    Os melhores poemas são inspirados na tristeza.
    Beijo, voltarei para ver o vídeo.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida! Passando para lhe desejar um bom fim de semana, mesmo em meio a essa coisa toda que estamos vivenciando!

    Achei muito reflexivo os seus textos e o vídeo no canal fecha com chave de ouro a apresentação que trazes aqui!

    Que tempo este em estamos passando!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...