witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 9 de maio de 2020

A CASA DA QUARENTENA



A casa da quarentena é a mesma para cada um de nós. Só que agora as pessoas têm tempo de realmente reparar nelas. 

Eu sempre fico muito tempo em casa, pois além de morar, também trabalho aqui. Costumo sair apenas nos finais de semana ou em alguns outros dias, quando necessário. Aprendi a conhecer a minha casa e a me sentir à vontade dentro dela. Cerquei-me de tudo o que eu amo: livros, discos, lembranças de viagens - objetos que, se não têm qualquer valor comercial, significam muito para mim.

Mas fico pensando nas pessoas que estão literalmente surtando dentro de suas casas. Não conseguem se sentir à vontade dentre as quatro paredes que construíram para si mesmas e suas famílias. Pessoas que estavam acostumadas a deixar para lá muitas coisas: problemas de relacionamento, reformas necessárias, uma decoração fria e impessoal. De repente, elas se vêem obrigadas a permanecer nesses espaços e lidar com tudo o que as rodeia. 



Eu creio que a angústia delas tem menos a ver com o confinamento do que com o tempo em que passaram confinadas de si mesmas. 

As pessoas precisam construir paisagens.

Não falo de vistas deslumbrantes, jardins elaborados ou casas ricamente decoradas. Eu falo daquelas paisagens que a gente não consegue obter de nenhum decorador, mas que estão dentro da gente, e que poderiam nos dar alguma coisa mais bonita aqui fora.



É preciso que estejamos cercados de coisas e pessoas que realmente amamos. Nunca o amor esteve tão em evidência! 

Esse desamor repentino pela casa não começou agora: ele apenas tem sido negado há muito tempo. O desconforto, o sentir-se preso, é a resposta do desespero que foi, quem sabe por anos, socado lá para dentro, para os lugares que não ousamos acessar dentro da gente.



E eu vejo as pessoas sonhando com o final da quarentena, falando em mudanças. Só não consigo ver essas mudanças realmente acontecendo, porque todo mundo sabe que elas só ocorrem quando vêm de dentro para fora. Quando a gente decide varrer a calçada da  casa da alma. 

Eu realmente espero que tudo mude. Porém, a única coisa que conseguimos provar para nós mesmos, é que o planeta realmente não necessita de nós, e que vive muito melhor sem a nossa presença.




Vemos notícias de animais selvagens caminhando livremente pelas ruas, mares sendo recuperados,  rios poluídos tornando-se cristalinos, a camada de ozônio recuperando-se de enormes buracos. O mundo não precisa de nós: nós é que precisamos dele e deveríamos nos conscientizar disso! 

Mas as nossas casas precisam de nós. Sem nós, elas não vivem, e sem elas, nós não viveremos felizes. 






PS: Eu costumava ter um blog chamado A Casa & a Alma. Fechei-o, juntamente com outros blogs, por falta de tempo para postar e trabalhar interações. Hoje eu me arrependo, pois ele era um espaço que eu adorava, mas ele continua aqui, sob as etiquetas A CASA e A ALMA. Todas as postagens daquele blog continuam aqui, no Expressão. 

Mudei o nome de meu blog HISTÓRIAS por Ana BAilune para CAMINHOS DA IMAGINAÇÃO. Achei mais bacana. Lá publico meus contos, muitos deles em capítulos. Estão todos lá. 

Também escrevo um blog sobre Tarô, o O CAMINHO DO APRENDIZ, e um outro blog sobre dicas de inglês , o YOUR TICKET TO ENGLISH. Todos eles podem ser acessados através de links no Google ou então através dos links abaixo:


CAMINHOS DA IMAGINAÇÃO



O CAMINHO DO APRENDIZ



YOUR TICKET TO ENGLISH

















19 comentários:

  1. Ana, tuas colocações muito boas e verdadeiras! Temos que saber tirar proveito dessa situação pra um bom aprendizado de vidas. Pena que estou sem esperanças. Vi que na num desses países ao seremj liberados, foram as ruas e compraram tudo em eletrônico, fortunas enormes em um dia apenas. Esses, o que aprenderam? A consumir, consumir???Me desculpem, NADA!! Adorei teu post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Tempo de redescobrir o nosso entorno, de há muito não mais percebido.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde:- Para quem trabalha fora não é fácil estar semanas e semanas fechado(s) em casa. O barulho dos filhos ( sem escola), começa a aparecer o stress, as discussões, as lágrimas. Enfim. Para muita gente tem sido um calvário. Para mim não. Gosto muito de estar em casa
    As fotos que nos oferece são magistrais em cor e beleza.
    .
    Um Sábado muito feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Uma postagem ótima para refletir e tirar boas lições. A nossa casa deve ser um pedacinho do céu, o verdadeiro lar é assim...
    Fotos bonitas...
    A quarentena é uma oportunidade excelente para crescer e amadurecer... Pena que muitos têm valores sem consistência ou coerência...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Esperemos que tudo mude para melhor rapidamente!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Uma boa reflexão principalmente para pessoas que estão acometidas pelas neuroses do isolamento social
    A minha casa é muito mais do que uma casa. É o meu LAR. É onde passo os meus dias curtindo os meus momentos com tudo o que me faz bem.
    É uma pena que muitas pessoas vão passar por essa nefasta experiência sem agregar nenhum conhecimento ou valor
    Um feliz Dia das Mães para você, Ana
    Beijinhos e sorrisos

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    acho que a mudança é individual para os seres que conseguirem evoluir.
    Não acho que haverá grandes mudanças, pelo menos não aqui com problemas políticos.
    Mas vamos evoluindo, e pedindo que Deus tenha compaixão de toda a humanidade.
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Ana , seu texto é impecável .
    Sábias palavras.
    Beijos e bom final de domingo .

    ResponderExcluir
  9. Nossa casa é nosso caminho , nossa história de vida , nossa personalidade
    E estou completamente de acordo , Ana, se ela não nos disser nada , o confinamento é um pesadelo maior
    Pior mesmo, é falta de um jardim . A Terra faz parte de nós
    Lindo,lindo texto e explanação
    Grande beijinho

    ResponderExcluir
  10. Muito linda sua reflexão minha querida!!! Também tenho uma relação muito boa com a minha casa! Aproveitá-la mais neste momento tem sido algo bom e não assustador. Embora o mundo lá fora esteja um caos!

    ResponderExcluir
  11. Deixei uma supresa pra você hoje lá no meu cantinho! :) Beijo!

    http://www.pensamentosvalemouro.com.br/2020/05/canais-literarios-para-conhecer-no.html

    ResponderExcluir
  12. Querida Ana, amei ler aqui, penso também como você, amo sair, ver gente, conversar, mas também amo estar comigo, em casa, tenho muitos filmes que fiz com minhas plantas, meu quintal, os revejo, pois deixei algum tempo de curtir, mas estou pensando em retornar a ser a cuidadora do meu jardim!
    Sei que é trabalhoso, mas hoje em dia, pelo que vemos, teremos tempo de sobra para voltarmos aos hábitos de sobra de tempo!
    Meu marido e eu, eu e meu marido, assim vamos indo, os filhos e netos estão seguindo com os devidos cuidados, mesmo longe, mas eu sabendo que estão bem, fico bem também!
    Que bom que você está bem minha amiga, com isso incentivas as pessoas e isso sim é mesmo muito bom!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  13. Também tenho visto essa inquietação em muitas pessoas, programando o final da quarentena. Mas é fácil perceber, pessoas que nunca tiveram seu mundinho à parte, recolhido, regado, cuidado, estão padecendo agora, não se faz um mundo próprio de repente, de uma hora para outra.
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Estou em crer que a quarentena amplifica o que há de bom/positivo e de mau/negativo nas pessoas e na família. É uma espécie de "big brother" sem público, mas ainda assim com um resultado idêntico devido ao número de horas por dia de convivência.
    Gostei da sua reflexão. Interessante, como sempre.
    Querida amiga Ana, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Gostei desta sua reflexão tão cheia de lucidez. Eu também gosto muito de estar em casa, rodeada das coisas que gosto. Mas entendo que haja pessoas a quem isso custa muito. Sinto como você que cada vez é mais necessário o amor, cada vez mais urgente…
    Um bom fim de semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia de paz e esperança, querida amiga Ana!
    Um texto sábio e que valorizo muito o fato de prezar nosso próprio lar. Afinal, é onde passamos mais tempo e precisamos nos identificar com ele.
    Criar ambientes restauradores de paz, bem assim como você vai apresentando sua vivência de lar.
    Gostei muito de vir aqui nesta hora.
    Tenha um ótimo domingo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  17. Sinto-me identificada com tudo que abordou no texto.
    Gosto muito de passear, principalmente à beira-mar, mas a minha casa é o aconchego que necessito para o meu equilíbrio...
    Beijinho, Ana.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  18. A minha casa que eu desconheço é muito interessante e dolorido Ana. A casa que não tem me cara como dizem, pois ela não foi feita por mim. Perfeitas suas reflexões sobre o sentir-se isolado dentro de sua própria casa. Conheço bem seus blogs e a qualidade das postagens. Já segui contos e já exercitei meu inglês por aqui.
    Boa e bela postagem amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. excelente crônica em que faz reflexão da nossa situação real da quarentena. Tanto física quanto emocionalmente. excelente reflexão. adorei a leitura. amei. achei viciante seu blog. Poderia ler o dia todo. um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...