witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 31 de julho de 2019

ARTE MORIBUNDA









Escrever é uma arte que está morrendo por falta não de escritores, mas de leitores. Ninguém mais tem paciência de ler um texto com o devido cuidado que ele merece. Ninguém leva em consideração o tempo gasto pelo escritor a organizar suas ideias de forma coerente em uma tela de computador ou folha de papel. 

Escrever é um exercício da alma, que muitas vezes, é corajosamente desnudada sem qualquer pudor para ser apreciada, odiada, julgada ou ignorada. E me parece que a última opção é a que prevalece nos dias de hoje, porque ninguém lê mais.

Na era dos vídeos e das redes sociais que impõe limites de caracteres (como se as ideias e sentimentos pudessem ser devidamente expressados levando em conta uma matemática absurda, controladora e castradora), as pessoas estão deixando de ler. Alegam falta de tempo, mas na verdade, é falta de interesse mesmo.

Ler é dedicar sua atenção ao trabalho de outra pessoa, e o que acontece nos dias de hoje, é que todo mundo quer chamar a atenção para o seu próprio umbigo. O importante é ter likes e comentários, mesmo que tais comentários não tenham nada a ver com o texto escrito, o que expõe ao ridículo aqueles que equivocadamente comentaram devido a obviedade da sua não leitura. 

Mas quem se importa, não é mesmo? Ninguém lê sequer o texto, quanto mais os comentários.

Concluo que escrever tornou-se a mais solitária das artes, já que escrevemos para nós mesmos, e não mais para os outros. Fico pensando no que será da literatura daqui a alguns anos: resistirá? Da mesma forma, penso na arte da música, que tornou-se pólvora de cabeça de fósforo para consumo rápido. 

Na verdade, eu me sinto feliz por ter 53 anos em 2019, o que significa que eu não estarei aqui para ver um mundo sem arte, no qual autômatos postam sorrisos falsos em redes sociais e não têm uma vida real.

Viva a superficialidade!


"Lindo e reflexivo, visite-me em minha escrivaninha."






19 comentários:

  1. Pois é.
    Ninguém quer ler.
    A literatura está em baixo.
    É muito triste mas é uma dura realidade.
    Noto isso tanto nos meus blogues, mas enfim é o que temos.
    Uma crónica que gostei de ler.
    Obrigada pelas visitas.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade estarrecedora mas, o que nos importa isto, não é mesmo? Eu, do alto dos meus 68 quase 69 também não verei o mundo assim como você descreve. Felizmente. Mais feliz ainda por ter tido, assim como você, a oportunidade de viver plenamente um mundo bem diferente ao longo de nossa existência.

    PS: Escrevi por lá para você ...

    Obrigado pelo carinho e atenção de sempre Ana. Sem dúvidas, o tempo passa e vamos descobrindo as pessoas e tudo aquilo de bom que pode nos aproximar. Algumas diferenças sempre existem e isto é bom, mas o melhor são as identidades e como temos tantas.

    Um grande abraço amiga!

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana,
    citando o mais antigo livro da humanidade... A Bíblia
    João 1:1 - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."
    Tudo começa pelo verbo, verbalizar criou o Universo, pois, Deus não queria "jogar esse jogo sozinho".
    Esse teu texto (um dia após o meu: QUEM CONTA UM CONTO...), é uma agradável coincidência no que pensamos, ou como disse na resposta no DOUG BLOG... A tua inspiração pode ser a resposta do Inconsciente Coletivo que hoje nos une?!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. A vida é uma peneira com a leitura desenvolve-se várias aptidões que podem fazer falta no desenvolvimento.
    Tbm já não tenho mais trinta anos... o que será que vai sobrar para as
    gerações vindouras.
    Prazer em conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Ana, ler e escrever é uma grande terapia para mim, é o que me coloca no eixo, ainda bem que ainda estão por aqui excelentes pensadores e escritores, para nos abastecer de conhecimento.
    Como mais velha, hoje, dentre os que aqui se manifestaram, me dou por feliz por poder usufruir da companhia dos que ainda pensam!
    Sempre com excelentes crônicas, gratidão, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo. Sabes o que é mais lido hoje? Os Facebook, Instagram, Whatsapp... nada tem para ler, só figurinhas. E vai piorar porque vai escassear o hábito da leitura, ficará a leitura rápida, fácil. Eu também não estarei mais aqui para ver a desgraça, a total superficialidade. Apenas.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ana Bailune os escritores, a meu ver jamais acabarão, como jamais acabarão leitores, o suporte de papel é que poderá ter os dias contados. Porém a humanidade sempre procurará se comunicar, e a palavra escrita sempre será o principio dessa comunicação, seja qual for o rumo que a evolução tome.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o que expôs na sua crónica, excepto com a última frase. Srrsssss...
    Mesmo nesta página introduziu-se alguém que não acompanha minimamente os blogues e apenas pretende colecionar comentários...
    Essa de comentar sem ler, é risível e muito feio.
    Quando componho um texto maior, sei que muitos não o lerão.
    Poucos gostam de ópera, mas vou insistindo, tenho retorno, penso que já lhe dedicam mais atenção.
    São as condicionantes da blogosfera e há que respeitá-las, para se vivermos nela harmoniosamente, mas que se respeite o texto!
    Bom fim de semana, Ana.
    Saudações literárias.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  9. Penso que a leitura resistirá enquanto houver escritores. Mas é verdade que cada vez menos pessoas se interessam por ler. Acredito que talvez as coisas mudem e ler se torne um hábito outra vez. Gostei da sua crónica e da forma como expôs as suas ideias.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você amiga.
    Nas escolas mesmo não vejo muito incentivo aos livros e leituras.
    Na minha época tinha até prova de livros que os professores pediam.
    A modernidade está afastando muita coisa.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  11. Concluo que escrever tornou-se a mais solitária das artes, já que escrevemos para nós mesmos, e não mais para os outros. Fico pensando no que será da literatura daqui a alguns anos: resistirá? Da mesma forma, penso na arte da música, que tornou-se pólvora de cabeça de fósforo para consumo rápido.

    Concordo plenamente! O interesse pela leitura desapareceu. Eu, já com 76 anos, com certeza, também não estarei aqui neste mundo totalmente desprovido de arte.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  12. Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
    Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderExcluir
  13. Interessante este artigo que acabei de ler neste blog, gostei salvei até em meus favoritos no navegador.
    Número do Balanço Geral

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto.
    Não podia concordar mais...
    Tenho esperança que alguma coisa acabe por mudar para melhor nesse sentido
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  15. You’re so interesting! I don’t believe I’ve truly read something like this before. So great to find someone with genuine thoughts on this issue. Really.. many thanks for starting this up. This website is something that’s needed on the internet, someone with some originality!

    CBSE Schools In Kangra
    CBSE Schools In Kinnaur
    CBSE Schools In Kullu
    CBSE Schools In Lahaul Spiti
    CBSE Schools In Mandi
    CBSE Schools In Shimla
    CBSE Schools In Sirmaur
    CBSE Schools In Solan
    CBSE Schools In Una
    CBSE Schools In Dharamshala

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...