witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 25 de junho de 2019

Uma Vida Feliz







Acho que a felicidade constante não é possível; ela é interrompida muitas vezes por fatos tristes ao longo de uma vida: perdas, mortes, decepções, dificuldades em geral. Mas podemos sim, ser felizes a maior parte do tempo quando cultivamos uma vida interior rica. Existem bons livros para serem lidos, filmes interessantes a serem assistidos, cursos que podem abrir novas janelas – mesmo que não ofereçam perspectivas profissionais, e sim de crescimento pessoal – lugares a serem conhecidos. E muitas vezes, tais lugares estão há apenas quinze minutos de distância, e não é difícil ou caro chegar até eles. Por exemplo: moro em Petrópolis desde que nasci, mas de vez em quando, pegamos o carro e seguimos por trilhas desconhecidas que nos levam a lugares exóticos que nos surpreendem.

Se alguém se sente triste ou irritado a maior parte do tempo, é porque tal pessoa não está bem consigo mesma. Quando alguém se torna implicante, vigilante e comentarista da vida alheia, fazendo questão de expressar-se de forma grosseira a respeito do que lhe cerca, tal alma está doente e aborrecida, e necessita de cura.

Penso muito na velhice e no envelhecer, pois é para lá que eu me encaminho neste momento. Não quero ficar assim, uma velha rabugenta, do tipo que fura a bola das crianças quando ela cai no jardim, arranha os carros das pessoas que estacionam próximo à minha casa ou fica o dia todo por trás de um muro tomando conta da vida alheia para ver quem chega e quem sai, se a grama do vizinho está verde ou onde ele está colocando seu lixo antes da coleta passar.

Existem pessoas que, por morarem em um local há muito tempo, acham-se donos da rua, e pensam que podem determinar limites para quem entra e quem sai. Deus me livre de ser assim! Dentro do meu portão existe um mundo rico e variado onde eu não apenas existo, mas vivo: cuido da minha casa, leio bons livros, assisto a bons filmes, escuto música, recebo algumas pessoas que gosto, dou minhas aulas. E fora dele, existe uma vastidão de lugares a serem conhecidos, e vou fazendo isso na medida do possível.

Envelhecer não precisa significar tornar-se amargurado, crítico e infeliz. E quando estamos infelizes, poderíamos ao menos poupar os outros, não querendo que eles sejam tão infelizes quanto a gente. É uma questão de bom senso, empatia e humanidade.  


PS: convido todos que puderem visitar e se inscreverem meus outros blogs:


Este de contos, o HISTÓRIAS:



Este sobre tarô, O CAMINHO DO APRENDIZ:


E este com dicas e aulinhas para quem está aprendendo inglês:

anabailuneenglish.blogspot.com


Tenho também um canal no YouTube, ESPIRITUALIDADE NA LATA. Basta ir lá e digitar na busca!


Grata!


4 comentários:

  1. Mais um texto perfeito! Viver bem e em paz não é tão complicado como as pessoas veem, ou fazem parecer.

    ResponderExcluir
  2. Envelhecer não precisa significar tornar-se amargurado, crítico e infeliz. ... Pura sabedoria ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Para além de gostar do texto, gostei do look do blogue:))
    Voltei... Quando o sol surge pela aurora.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Lindo texto com verdades bem
    visíveis.
    Penso que viver deve ser simples
    e descomplicado.
    Adorei vir aqui hoje nessa publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...