witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 18 de abril de 2018

INFIDELIDADE






Tenho lido muitos textos e artigos sobre infidelidade na internet; em especial um do New York Times no qual “A Outra” faz um relato sobre como ela começou a sair com homens casados (estava recém-divorciada e não queria compromissos, e então achou que seria melhor sair com homens casados que, segundo ela mesma, não ‘grudariam’ nela). Traição não é uma palavra bonita. Ninguém gosta dela: nem os traidores, nem os traídos. Dei minhas opiniões sobre o assunto, e li centenas de outras, contra ou a favor da infidelidade; ambos os lados apresentavam seus argumentos, e alguns dos que me marcaram mais foram:

-A Favor:
-Os tempos mudaram, e casamentos monogâmicos não perduram;
-O homem é um animal poligâmico, e toda tentativa de monogamia será uma farsa e uma frustração;
- Casos pontuais ajudam a manter o casamento (Nota minha: pelo menos, enquanto quem está sendo traído não ficar sabendo de nada);
-A poligamia é liberdade de escolha, ninguém é dono de ninguém (porém os que afirmam isso, os que traem, não gostariam de saber que estão sendo traídos).

Contra:
-As doenças sexualmente transmissíveis proliferam entre os poligâmicos;
-Todo tipo de relacionamento em que um dos cônjuges trai o outro – sendo que trair significa fazer sexo com outra pessoa sem o consentimento e o conhecimento do outro – torna-se doloroso demais para quem está sendo traído;
-Antes de trair, o cônjuge insatisfeito deveria conversar com o seu par, colocar os pingos nos ‘is’ e tentar salvar o relacionamento, ou então, separar-se.
-Ninguém é feliz mentindo e enganando. Assim como ninguém é feliz ao descobrir que está sendo enganado.
-Há que se pensar nos filhos e respeitar a família, honrando o compromisso assumido com o cônjuge.

E eu concordo. Com todos os argumentos acima. Acho que a poligamia pode acontecer quando ambas as partes conversaram e concordaram com ela, não havendo, neste caso, traição. Porém, não acredito na longevidade e na profundeza de relacionamentos poligâmicos. Ninguém gosta de se sentir a bolacha quebrada do pacote, e entre três pessoas, uma delas sempre receberá menos. 
Eu sou monogâmica, e não me casaria com alguém que se proclamasse o contrário. Consideraria traição caso eu ficasse sabendo que meu cônjuge sai com outras mulheres. Com certeza, eu ficaria furiosa, indignada e com a cabeça e a vivência que eu tenho hoje, eu não levaria o relacionamento adiante. 

Nos comentários do artigo do New York Times, fiquei estupefata com o número de mulheres feministas que proclamavam que, quando uma traição acontece, a culpa é única e exclusivamente do homem, e que a ‘outra’ não tem culpa nenhuma e é tão ‘vítima’ quanto a esposa. Gente, onde isso é feminismo? Como alguém pode afirmar-se feminista, quando se mete em um relacionamento como o terceiro membro, disputando um homem com outra mulher e desrespeitando-a? Que caráter existe em uma pessoa, homem ou mulher, que mesmo sabendo que um casal está vivendo juntos, dormindo na mesma cama, e às vezes, com filhos pequenos, se mete no meio de um relacionamento?

“Ah, mas quando a traição acontece, é porque o relacionamento acabou!” Não posso concordar com isso. Conheci uma mulher cujo passatempo era insinuar-se sobre homens casados, e assim que ela conseguia separar o casal, dava o fora nele. O velho protótipo de destruidora de lares. Existem pessoas que gostam de testar as outras; elas querem provar a si mesmas que podem, que conseguem. Algumas até apostam com os amigos que vão conseguir ‘dormir’ com fulano (a) ou sicrano (a).  Tem gente de todo tipo nesse mundo...

Já vi acontecer casos nos quais a mulher, em busca de estabilidade financeira, investiu tanto em um homem casado, que ele acabou cedendo. É mais fácil começar um relacionamento onde o outro já tem uma vida financeira estabilizada – casa, carro, dinheiro no banco e um bom emprego – do que começar do zero. Mesmo que tenha que dividir com a ex. 

É claro que existem boas desculpas (eu disse desculpas, não motivos) para justificar uma traição: Ela não é mais a mesma, engordou, ‘embarangou.’ Ele (a) não me satisfaz na cama. Eu fui traído (a) e estou me vingando. Eu me apaixonei, não pude evitar. Foi só um caso sem importância, não significou nada. Eu não pretendia ferir você, jamais achei que fosse descobrir. Não aguentei mais a rotina. Eu estava em um momento difícil, passando por uma crise.

Mas não acho que nenhuma das explicações acima é verdadeira. O que acontece, é que tem gente que não nasceu para o casamento. Deveriam permanecer solteiros e transar à vontade por aí; seriam muito mais felizes, não estragariam suas vidas e nem a vida de mais ninguém. 

Há os que se dizem sexualmente compulsivos; antes de se comprometerem com alguém, deveriam procurar tratamento. E há – a grande maioria – os que não valem nada mesmo. Não prestam, são fracos e não merecem ter um relacionamento com alguém bacana. 




7 comentários:

  1. Olá amiga Ana, tema polêmico, nem sei como opinar.
    Mas concordo contigo, traição é ruim, ninguém gosta de ser traído, sendo assim não se deve também trair!
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Parabéns pelo tema/artigo...Muito interessante:))

    Hoje:- O que a alma quer dizer.

    Bjos
    Votos de uma Óptima Quinta-feira

    ResponderExcluir
  3. Estou com a Ivone e sua sabedoria ... mas o tema é bem polêmico mesmo ...

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, muito bom seu texto como suas analises e ponderações.
    O certo que as relações apodrecem e aí o espaço para as traições, que virão rebuscadas com as desculpas bem relacionadas por você.
    Quando morava em Belo Horizonte nos anos 70 e 80 falava-se que existiam muitas mulheres casadas, que saiam com rapazes apenas para namorar sem sexo e que achavam que não eram traição. Tem gente de todo tipo Ana. Mas concordo que o certo é saber se pode ou não viver família e aí sim buscar um relacionamento sério.
    Um bom fim de semana Ana.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir
  5. Ana Bailune
    Julgo que dá sempre frustação sentir-se traído, se bem que por vezes, o traído, homem ou mulher, poderá ser culpado. Sempre houve traição. A história da realeza tem muitos casos, sem falar só no masculino. Podemos conhecer muito: bastantes casos, mas isso só dá para conhecer pela negativa.
    Reportando-me: aos poucos vou melhorado e já tendo imaginação para criar a minha escrita.
    Beijos de obrigado

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que ninguém gosta de ser traído, mas comete a traição como se fosse uma coisa legal, a falta de empatia e amor verdadeiro não faz ver como trair é prejudicial, a menos que a outra pessoa saiba e concorde (não devemos julgar quem gosta de viver assim, escolha de cada um, mesmo eu não concordando). Ótimo texto, nos proporcionou uma relevante reflexão.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que diga. Tão polémico este assunto... Só sei que não gostava de me saber traída... Um bom texto, este.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...