witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 25 de março de 2021

PARA BOM ENTENDEDOR





 Um dia me disseram que só se conhece verdadeiramente o que é amor depois que se tem filhos. Não vou comentar o absurdo desta afirmação, pois não é esse meu objetivo. Também já me disseram que pais verdadeiramente amorosos farão qualquer coisa por seus filhos, o que para mim soa como uma afirmação igualmente absurda.

Porém, eu acredito que o amor que um pai ou mãe têm por seus filhos é um sentimento muito forte, e através desse sentimento, um pai ou uma mãe podem pretender justificar comportamentos inadequados de seus filhos, até mesmo condutas criminosas. 

Da mesma forma, sempre ficamos sabendo de histórias sobre filhos manipuladores, que se utilizam do amor dos seus pais a fim de conseguirem o que desejam deles. Para mim, isso não é apenas falta de respeito: pode ser um sinal de psicopatia latente.

Assim como muitos relacionamentos de amor ou amizade se tornam tóxicos, relacionamentos entre pais e filhos também podem se tornar tóxicos, por exemplo, quando há abusos de um dos lados, manipulações, maus-tratos... ou condescendência. Se os pais tentam justificar o comportamento criminoso de um filho, ou se negam a assumi-lo, eles estão concordando com ele e contribuindo para que ele continue a ter o mesmo comportamento. Por mais honestos e bem-intencionados que os pais sejam, esse tipo de conduta não é certo. 

E é grande o número de pais que acabam prejudicando a si mesmos e aos seus relacionamentos de amizade ou familiares a fim de passar panos quentes em filhos mimados e voluntariosos. Muitas pessoas admiráveis perdem a confiança dos outros devido a esse comportamento condescendente. 

Se o seu filho vem à minha casa e, por mau comportamento ou desobediência, quebra um objeto valioso que me pertence; e se eu reclamo com você sobre o acontecido, e ao invés de repreender seu filho oferecendo-se para ressarcir meu prejuízo, você o justifica dizendo, “Isso é coisa de criança”, eu não vou convidá-lo para minha casa novamente. Talvez nossa amizade fique abalada. E com toda certeza, seu filho vai continuar agindo da mesma forma em todas as casas para as quais for convidado. Logo, os convites vão se tornar cada vez mais raros.

Por mais honesto, admirável, corajoso e arrojado que alguém possa ser, todo mundo tem um calcanhar de Aquiles. Para alguns, os filhos são seu ponto fraco. Mas isso não ajuda a ninguém – nem aos filhos, nem aos pais. O amor paterno não deveria jamais servir de justificativa para que se faça vista grossa aos erros dos filhos, mas deveria ser uma afirmação de autoridade e dedicação verdadeira de um pai ao punir seus filhos quando isso se tornar necessário. Porque o que é errado para um, deve ser errado para todos.






6 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Ana!
    Eu já errei muito tentando ajudar.
    Mas a gente amadurece...
    Por sorte, vê que o melhor é ser imparcial até com os filhos que, para mim, são meu tudo. O que e certo é certo e o errado da mesma forma.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos, saúde, paz e preces

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, bom dia Ana e feliz fim de semana sem visita desastrada e ou mal educada rsrs.
    Sobre as afirmativas assino contigo.
    Algumas observações minhas, tenho visto sempre no jornalismo reportagem em presídios e sempre mostram mães e ou companheiras. Raramente se vê companheiro e pai.
    No outro lado da moeda temos visto muitos casos de filhos matando pais e mães, que podem ser enquadrados na anomalia dita no texto.
    Educação é um arte principalmente para famílias muito crescidas, onde uma receita não se aplica a todos.
    Outra coisa e ou afirmativa de que quando da vinda de um filho as mulheres desviam o interesse dos maridos e principia um espaço para um estremecimento das relações, não sei a profundidade desta.
    Se para ser feliz implica em ter filhos, nas comunidades mais carentes seria um paraíso.
    Gostei da imagem bem pensada e do texto sem querer polemizar, mas dito sem dor.
    Um abração e bom fim de semana.
    Pensei em novidade do canal.
    Cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  3. O meu consolo, a minha alegria e o meu desejo é que, estes pais de hoje ainda vão chorar lágrimas amargas com seus adoráveis pequerruchos de hoje. O que se planta hoje, colhe-se amanhã. Simples assim.

    ResponderExcluir
  4. O que escreve tem muito que se lhe diga. Há realmente pais demasiado tolerantes com as atitudes menos boas dos filhos. A educação passa por contrariar também, mas isso dá trabalho e aborrecimento. Gostei de a ler.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Entre, Senhor Jesus Cristo em minha casa e permaneça para sempre. Todos nós O envolvemos em faixas de amor de coração ❤️



    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...