witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 23 de setembro de 2017

VOLTANDO...

Veneza




Olá, pessoal!

Estive fora por uns dias, realizando um grande e muito antigo sonho: conhecer a Itália! Foi uma experiência transformadora visitar a terra do meu avô e dos meus bisavós. Cada momento foi vivido com muita intensidade, e inicio uma série de crônicas e poemas para contar sobre as coisas que vi, senti e vivi. Para ficar na lembrança. Porque escrever e fotografar são as melhores formas de se lembrar de tudo.

Começo com esta crônica:


San Gimigniano



PARA QUEM NÃO ESCREVI

Estes textos não foram escritos para quem já viajou muito e sabe mais do que eu. Não pretendo afirmar isto ou aquilo a respeito de um povo e de um lugar que mal conheci, pois foram apenas quinze dias de viagem – dois dos quais ficamos em casa, nos recuperando: eu, de uma forte gripe, e meu marido, de uma inflamação no tendão.

Estes textos não são para aquelas pessoas que a gente encontra nos aeroportos, junto as quais ficamos até meio-envergonhados de demonstrar nossa surpresa e maravilha diante de coisas que, para elas, são simples e rotineiras; enquanto o sol nasce sob as asas do avião, em cores maravilhosas, e nós, os simples mortais comuns que não viajam muito, tiramos fotografias e damos suspiros de admiração, tais pessoas dormem tranquilamente. Enquanto ficamos ansiosos por passar no free shop e comprar perfumes, elas passam por nós de cabeça erguida em direção a um destino certo e com hora marcada. Enquanto paramos para olhar os cartazes nos aeroportos, ou lemos as plaquinhas sob os monumentos em cidades históricas, estas pessoas olham seus relógios e afundam os rostos nos jornais.

Estas pessoas, cidadãs do mundo, passam rapidamente pelas lojinhas de souvenirs, e sentam-se nos cafés das cidades históricas com ares entediados lendo ou conversando, enquanto nós passamos por elas fotografando tudo e carregando sacolas cheias de comprinhas.

Eu não escrevi estes textos para quem já esteve na Itália muitas vezes, ou para quem já conhece o mundo todo. Tais pessoas com certeza os acharão simplórios, equivocados ou quem sabe, pretensiosos. Escrevo para lembrar, em primeiro lugar, das coisas lindas que pude ver, e do meu antigo sonho realizado. Escrevo porque não quero esquecer. Escrevo para que as imagens das fotografias que eu obtive – mais de duas mil imagens – não percam seu significado, e que eu possa olhar para elas e me lembrar do que vi, do que estava sentindo quando as obtive, de onde eu estava, quem estava comigo, do que eu aprendi.





11 comentários:

  1. Te acompanhei no INSTA e vi cada momento e a intensidade deles estava vivível. Tão linda a Itália e há tanto a ver e recordar, reviver em fotos agora! Gostei do teu olhar...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei diariamente pelas redes sociais suas peripécias lá na terrinha. Adorável ... Confesso que senti uma pontinha de inveja ... rs. Vontade de voltar por lá ... Registre-se que você se revelou uma excelente fotógrafa ...

    Beijo grande e seja bem vinda novamente em terras Tupiniquins e também aqui em BlogsVille.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou louca para voltar, paulo... se pudesse teria ficado por lá...

      Excluir
  3. Gostei muito do que fiquei a conhecer! Ir a Itália também é uma das minhas viagens de sonho! Bem vinda de volta! Abreijos :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Ana!
    Eu não conheço e é meu sonho grande... um dia quem sabe?
    Vi suas fotos no instagram e gostei de tudo...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia. Foi a realização de um sonho acalentado há muitos anos!

      Excluir
  5. Olá, Ana, é meu sonho, mas cada um tem sua maneira de ver as coisas, sentar numa calçada, tomando um café e ver o povo passando, ver a dinâmica da cidade, o cotidiano. Comprinhas eu faço aqui! Eu iria ou irei, sim, mas com olhos de turista de primeira viagem (à Itália) e me deslumbrando com tudo, principalmente com a arte dessa cidade, que só de ver em filmes ou televisão já fico babando. Não compraria quase nada, não viajaria com esse fim. Acho que você aproveitou bastante! Vá contando o que viu de interessante (rsrs)
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz tudo isso, Taís, e também as comprinhas... lembrancinhas e coisas que espalhei pela casa para lembrar sempre da viagem.

      Excluir
  6. Oi Ana, que linda esta cronica nestes olhares atentos ao mundo ao seu redor. Uma cronica de emoções independente dos olhares perdidos, mas o seu estava ativo e assim pelo Instagram pude viajar com vocês e conhecer as belezas pelos seus olhares em ótimas fotografias. Este diário de viagem vai ser muito lindo com sua arte de escrever, que já acompanho por 7 anos desde o RL e inclusive tenho um livro seu cheio de uma emoção forte. Bom vim aqui no inicio de sua viagem para ir no crescente de suas emoções,nesta viagem que lhe resgatou a historia de família e de um sonho.
    Que bom, que lindo Ana.
    Um abração amiga e uma pena esta gripe e este tendão ter roubado dois dias de vocês, mas na contabilidade final, foi positiva quero crer.
    Então vamos viajar com a Ana.
    Bjs de paz amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...