witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

MANIPULAÇÃO

 


 

 

De todas as formas de interação humana, a mais sórdida talvez seja a tentativa de manipulação. E muitos pensarão, ao ler a primeira frase deste texto, que a palavra "sórdida" talvez soe forte demais, mas eu penso que ela é a palavra exata para descrever manipuladores.

 

O manipulador atrai suas vítimas de várias maneiras, e algumas delas são:

 

 - Através do elogio exagerado;

 - Através da insinuação de fraqueza ou incompetência, colocando o outro como seu único possível salvador;

 - Criando situações a fim de envolver sua vítima em uma teia falsa de gentileza, mas por trás de tanta "bondade",   escondem seus interesses excusos em impor certos pequenos favores, de forma que a vítima pense, "Como eu poderia dizer não após tanta gentileza?"

 

O manipulador realmente pensa que seus problemas podem ser jogados sobre as costas de outras pessoas. Envolvem-se em confusões ou fazem promessas difíceis de serem cumpridas, contando com a ajuda e o suporte das pessoas que os cercam. E ai de quem estiver na mira de um manipulador! Ver-se-há tão envolvido, que pensará que  lhe resta apenas o constrangimento de um "sim" torto e caduco que atrapalhará todos os seus planos; um sacrifício involuntário que jamais esteve disposto a fazer, mas que de repente, parece ser a única saída a um possível constrangimento.

 

Mas eu aprendi que existe sim, uma outra saída  às tentativas de manipulação alheia: e ela é a palavra "NÃO", repetida calmamente quantas vezes forem necessárias, olho no olho, sobre um discreto sorriso. Não será um momento agradável, mas é necessário a quem não deseja ser vítima das armadilhas da manipulação. E o manipulador poderá passar a odiar quem lhe diz na cara a palavra "NÃO." Mas quem não se importa em obter validação alheia, quem não teme a desaprovação e a solidão, e não precisa que 'gostem' de si, sobreviverá.

 

E eu sempre me pergunto, diante de uma tentativa de manipulação: por que a criatura não me disse logo no início o que realmente queria? Por que essa necessidade de levar o outro para dentro do inferno mentiroso disfarçado de paraíso que ele mesmo criou? Por que a mania de tentar dobrar o outro à sua vontade, até mesmo tentando mostrar as possíveis vantagens (inexistentes) que o outro teria, caso cedesse às suas sutis exigências?

 

Eu desenvolvi para minha vida o seguinte princípio: tentar ser independente de qualquer pessoa, o máximo possível, e só solicitar ajuda quando for estritamente necessário, sem perturbar os outros com os meus problemas. Porque eu acredito que respeitar a paz alheia é essencial. Porque eu penso que ninguém está aqui para se sacrificar por mim. E porque eu compreendo que aquilo que a  quem pede parece ser apenas um pequeno favor, pode representar um grande constrangimento e um problema na vida do outro. 

 

Manipulação? Sinto o cheiro de longe.

 

Nem tente.

 

"Ah, mas ele vai ficar zangado se eu disser não!"

 

Dane-se.

 

Ana Bailune

Parceiros

MANIPULAÇÃO

      De todas as formas de interação humana, a mais sórdida talvez seja a tentativa de manipulação. E muitos pensarão, ao ler a primeira fr...