Ser Jovem - por General MacArthur - 1945
A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto.
Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.
Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações , as dúvidas, os temores, e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.
Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: "E depois?" Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.
És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo. Será jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande.
Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.
E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então, se compadeça de tua alma de velho.
Que lindo, Ana! E eu não disse em voz tímida, não: eu disse comigo em alta voz. Quem há de querer melhor que a sua página, num começo de dia? Obrigado e parabéns!
ResponderExcluirPoder tudo ouvir e filtrar com o coração, nada escapar do sentimento de justiça que perdoa, abrigar a compreensão acima da razão,ter a porta aberta para a vida intensa. Ficar jovem tendo vivido uma larga experiência em viver plenamente,nada melhor. Abraço. Celso Felício Panza
ResponderExcluirOs anos pesam. A alegria, não. Conservá-la é a melhor maneira de viver e de superar a passagem do tempo. Bjs.
ResponderExcluirOlá Ana,
ResponderExcluirEstava viajando e sumida dos blogs amigos. É bom estar de volta e poder visitá-la novamente. Lindo post sobre a velhice. Acho que é muito fácil ficar velho como os outros esperam da gente, seguindo o caminho que a sociedade nos indica. Difícil é se redefinir todos os dias e seguir criança, se admirando com a beleza da vida, brincando e se aventurando. Bjs
ResponderExcluirOlá Ana,
Lembro-me que na minha época de colégio uma colega disse em voz alta:
"ser jovem não é ter 18 anos, ser jovem é ter um espírito jovem". Esta frase deve ter um dono, mas não me lembro de quem seja. Ela sintoniza perfeitamente com este maravilhoso texto.
Adorei.
Beijo.
Olá bela Ana, primeiramente obrigado pela visita.
ResponderExcluirSeu blog é Fantástico, muito conteúdo interessante, Parabéns !!
abraços
Caio
http://jonathanejonathan.blogspot.com.br/
MARAVILLLLLLLLLHOSO !! CONCORDO PLENAMENTE. APLAUSOS ! olguinha
ResponderExcluirGostei demais!! Palavras lindas sobre a passagem do tempo, porque isso que significa ser * velho* como todos costumam dizer.Na verdade é isso. A vida é uma passagem e acontecerá para todos, o importante é conservarmos o nosso espírito jovem e viver admirando a vida em cada momento único. Bjs... adorei... Elaine Linhares
ResponderExcluir