wabi-sabi
Parte deste texto é de Adriana Fricelli, retirado da revista Feng Shui de março de 2013
Ladrilhos desgastados, cerâmicas com bordas carcomidas, livros amarelados, móveis envelhecidos. Defeitos? Não para os admiradores da estética japonesa wabi-sabi, para quem a verdadeira beleza é aquela que salta da imperfeição.
(...) O conceito wabi-sabi defende justamente a singularidade do ser e a valorização de todas as etapas da vida, ressaltando tudo o que foi esculpido pela ação natural do tempo, e, por isso mesmo, torna-se absoluto. Na decoração, não faltam exemplos que ilustram o termo, como aquela velha poltrona com o couro manchado pelo sol, as porcelanas riscadas da sua avó, ou então o espelho embolorado pelo vapor do banho. Convidamos você a abandonar o perfeccionismo estressante e permitir-se ao wabi-sabi, afinal, apreciar a imperfeição é uma arte.
Aprenda a Ponderar
"Apague a luz ao sair da sala, feche a torneira quando estiver se ensaboando. Seja quase invisível. Caminhe sem deixar traços, pegadas", aponta Monja Coen. Procure sempre o diálogo, crie a harmonia entre as pessoas. Não deseje vitória nas discussões. Escute mais, fale menos. Relaxe! Recicle o lixo, seus pensamentos, seus hábitos.
"O meio de ser harmonioso é ser incompleto." - Victor Hugo
"A perfeição existe apenas na imaginação humana."
O que é wabi-sabi? - wabi sabi é um termo que os japoneses inventaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas. Na verdade, wabi -sabi é um jeito de ver as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação das realidade. Contam que o conceito surgiu por volta do século XV.
Agora eu sei. É muito bom vir a sua página, Ana. É muito agradável. Abraço.
ResponderExcluirUma bela forma de olhar para o mundo! beijos,chica( vou pensar assim quando olhar minha cara no espelho,rs)
ResponderExcluirExcelente, Ana!
ResponderExcluirEnriqueceste o meu dia!
Eu praticava o Wabi Sabi e nem sabia.
Meu conceito de beleza é por aí.
O belo para mim é o que sobressai no observado e se tornada agradável para eu desenhar ou pintar.
Podem ser apenas os olhos, a boca, o nariz, um pequeno detalhe ou o todo quanto conjunto.
Um bom e abençoado dia!
Lindo seu blog!
ResponderExcluirParabéns!
ameiiiiiiiiiiiiiiiii, pois eu ja admiro essas coisas a muito tempo........ lindo dia te seja querida Ana. bjão................ olguinha
ResponderExcluirAna, não conhecia esse aspecto, essa maneira de ver as coisas. Mas confesso que não gosto de ver nada estragado em casa, ou com aparência de desleixe, como poltrona queimada pelo sol (rss). No mais, essa forma de olhar é significativa. Bjs.
ResponderExcluirFELIZ DIA DO BEIJO !!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirARQUITETA DE BONS PENSAMENTOS !
PARABÉNS PELO TALENTO EXPRESSO DE FORMA MAGISTRAL EM CADA PENSAMENTO...
BEIJOS !