Existe uma padaria aqui em Petrópolis, na Rua 13 de maio, que sempre coloca alguma frase de efeito escrita a giz em um quadro, bem à mostra, para ser lida por quem está passando. É impossível não esticar a cabeça para fora da janela do ônibus ou do carro para ler a frase do dia, ou da semana. Às vezes a frase é longa e o ônibus passa rápido demais, então eu leio a segunda parte na volta.
Ontem, a frase lida era a seguinte: "Não existe um caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho." Geralmente, eles não mencionam os autores da frase, portanto, mas alguém me disse que foi Gandhi. .
Achei-a uma frase linda e verdadeira. Sempre temos a impressão de que devemos buscar alcançar coisas materiais ou espirituais a fim de obter a felicidade. Assim, acabamos tornando a felicidade apenas uma angustiante busca, que às vezes se revela infrutífera, já que a maioria das pessoas acha que só pode ser feliz "quando"...
Acho que a felicidade não pode estar em lugar algum, a não ser dentro de cada um de nós. Através dela, podemos encontrar o restante: as coisas materiais e espirituais, necessárias para completar nossa vivência. Se não carrego comigo a felicidade, serei incapaz de apreciar um belo passeio, uma obra de arte, uma bela música, uma pessoa... quem é infeliz, não vê nenhuma graça na vida.
Até mesmo para facilitar a cura de uma doença, a gente deve tomar doses diárias de felicidade. O pessimismo- tanto do doente quanto das pessoas que o cercam - só vai servir para agravar ainda mais o problema. Já presenciei muitas vezes, pessoas que se aproximam da cama de um doente com lágrimas nos olhos, mostrando piedade ou consternação, e quando elas se vão, o doente parece ainda mais doente. Outras, chegam contando as boas novidades, insulam otimismo, fazem sorrir. Quando se afastam, o doente sente-se melhor e dorme um sono tranquilo.
Acho que sentimentos tem o poder de contagiar. Tanto para o bem quanto para o mal. Quem nunca sentiu dor-de-cabeça perto de alguém potencialmente infeliz ou negativo? Quem nunca sofreu o efeito de um "espalha-montinho", ou seja, aquela pessoa que chega em um grupo de outras pessoas que conversam animadamente e, em cinco minutos, todos parecem desanimados e se afastam, um a um? E quem não conhece alguém cuja presença é sempre requisitada, pois tem a capacidade de transmitir a paz a todo mundo?
Vou repetir esta frase agora, ao final do texto, para que ela tenha realmente um efeito duradouro sobre você, que a lê:
"NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE: A FELICIDADE É O CAMINHO!"
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO RECANTO DAS LETRAS
Excellent!
ResponderExcluirmaravilhoso !!! que bom que vc dividiu conosco.!! felicidade sempre ! olguinha
ResponderExcluir