Automarketing
Automarketing pode ser definido como "conjunto de estratégias e
ações que preveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto
ou serviço no mercado consumidor", no caso... o próprio indivíduo
envolvido na ação. (fonte: Yahoo Respostas)
O marketing existe desde que o
comércio existe. Ele é necessário para
que um produto torne-se conhecido pelo público, e que atraia consumidores ou
usuários. Todo mundo já comprou algum produto porque o interesse por ele foi
despertado através de uma propaganda vista na TV, jornal, revista ou outro meio
de comunicação. É claro, o marketing também tem seus exageros, ao tentar
convencer-nos de que alguns produtos perfeitamente descartáveis são essenciais
à sobrevivência. Daí, precisamos usar o
nosso poder de discernimento e bom-senso.
Algumas pessoas consideram antiético
fazer propaganda de si mesmo, mas pensem bem: em uma entrevista de emprego, por
exemplo, precisamos destacar as nossas qualidades pessoais e qualificações profissionais
para o emprego desejado, ou jamais o obteremos! Precisamos fazer a nossa
propaganda, e hoje em dia, existem cursos para que as pessoas aprendam a se
promover.
Imaginem a seguinte cena (e
acredito que quase todos já passaram por isso):
Você está na escola. A professora
faz uma pergunta à qual você sabe a resposta, pois é um aluno aplicado e
estudou o assunto; mas sua mãe ensinou-lhe a virtude da modéstia e da humildade,
que significa, entre outras coisas, dar a vez aos outros para que eles se
destaquem, e evitar mostrar o que sabe. Bem, voltando à sala de aula: silêncio
na classe. Você sabe a resposta, e ela queima na ponta de sua língua, mas precisa ser modesto. Você vê o colega
pesquisando apressadamente a resposta no livro, sem que o professor veja, e de
repente, ele levanta a mão e dá a resposta – que você sabia o tempo todo por
mérito, e não por ter ‘colado.’ Assim, excesso de humildade e modéstia também
faz mal. E que mal!
Todos nós precisamos demonstrar
confiança no que fazemos, ou jamais obteremos a confiança das outras pessoas
quanto aos nossos serviços e capacidades, mesmo que sejamos muito bons! E no
mundo competitivo em que vivemos (não estou aqui afirmando que concordo com a competição desenfreada na
qual estamos inseridos, apenas cito-a como um fato), necessitamos,
literalmente, aparecer!
E todos nós sentimos esta
necessidade, seja ela em um contexto profissional ou pessoal. Até mesmo você,
que escreve um blog, ou jamais o escreveria.
Não há nada de errado com a
autopromoção, desde que ela não venha acompanhada de exageros e presunção.
Pensemos em um contexto, digamos, mais ‘caseiro:’ quando faço um bolo de
chocolate e ele fica delicioso, sirvo-o aos meus alunos ou convido alguém para
comê-lo. Fiz algo que eu acho que ficou bom, e desejo partilhá-lo… os elogios
que possam fazer à minha criação, farão com que eu me sinta feliz e orgulhosa,
e se alguém disser: ‘Falta um pouco mais de açúcar,” mesmo que eu não concorde,
com certeza eu pensarei sobre o assunto e tentarei acertar na próxima vez.
Até hoje, eu não consigo
compreender a lógica das pessoas que dizem ser contra o automarketing. Elas
consideram errado demonstrar apreciação por uma coisa que elas mesmas criaram.
Bem, cada um tem o direito de pensar como quiser, mas eu prefiro o
automarketing à falsa modéstia.