witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Ah, os Italianos! - Parte II

Pôr do sol em Florença... jamais esquecerei.




Continuação do texto anterior



LIXO – Quando fui jogar o lixo fora pela primeira vez, deparei com uma fileira de recipientes, cada qual para um tipo de lixo específico. Voltei para dentro de casa carregando meu único saco de lixo, e comecei a separar tudo. Alguém me disse que os potinhos, garrafas e recipientes deveriam ser lavados antes de serem descartados, e passei a fazer disto um hábito. Há também saquinhos plásticos específicos para cada tipo de lixo, mas pulei essa parte, pois não estavam disponíveis na casa e ficaria um pouco caro compra-los.

Aqui na minha cidade houve uma campanha há alguns anos pela reciclagem de lixo, e comecei a separar e lavar todo o meu lixo, mas parei de fazer isso quando vi o caminhão de lixo chegar e o funcionário juntar tudo e jogar no triturador. Estava perdendo meu tempo.


Castelo de verdade, na Toscana


MODA – Milão é conhecida como a capital da moda, e as pessoas realmente se vestem bem, mas sem exagero ou ostentação. O que me chamou muito a atenção, é que as mulheres da minha idade e mais velhas, na sua maioria, não tingem cabelo. Assumem os fios brancos, que são mantidos em lindos cortes e penteados. Assumem a idade que têm, sem deixarem de se cuidar e ser muito elegantes e bem vestidas. Não me lembro de ter visto mulheres “malhadas” ou “Bombadas”. Também não vi rostos siliconados e deformados por botox. O que vi, foram mulheres magras, na sua maioria, elegantes, muito bem vestidas e bonitas. Elas sentam-se nos cafés que existem aos montes pelas calçadas, caminham pelas ruas levando seus cães nas coleiras – e não se constrangem em recolher as fezes destes em saquinhos plásticos – e parecem ser felizes.

Eu um dia fiquei algum tempo sentada em um daqueles cafés num final de tarde, com meu marido e mais uma pessoa, e fiquei observando enquanto os milaneses passavam por mim, entrando e saindo de prédios antigos e maravilhosos, muitos acompanhados de seus cães. Pensei que uma vida assim não me faria mal...

San Gimigniano


CÃES- Parece que as pessoas na Itália adoram cães! Não vi nenhum cão abandonado, mesmo em uma cidade onde até os mendigos têm cães, e cuidam muito bem deles! Porém, às vezes eu percebi que alguns cães, apesar de gordinhos e parecendo ser amados, traziam os pelos emaranhados e sujinhos... acho que essa coisa de tomar poucos banhos também vale para eles. Uma cena marcante, que não fotografei por respeito, se deu bem próximo a Duomo: Havia uma moça sentada no chão, sobre um cobertor. Ela chorava muito, e tinha um cão preto dormindo ao lado dela. Era uma mendiga, jovem e muito bonita. Quem sabe, uma imigrante? Quando passamos de volta, ela estava indo embora. E o cão atrás dela, carregando na boca um urso de pelúcia encardido. Foi triste, e lindo, ao mesmo tempo.

Os cães na Itália têm acesso livre a mercados, calçadas e praças, trens e metrôs, ônibus e lojas, restaurantes e pontos turísticos em geral. Ser cachorro na Itália deve ser bom! Bem que eu me imaginei com o Mootley e a Leona, andando pelas ruas de Milão...



Ah, Veneza... impossível descrever.


MENDIGOS -  Há muitos mendigos pelas ruas de Milão, principalmente, próximos à Catedral. Me pareceram imigrantes – há muitos por lá, e a maioria deles são indianos, africanos e muçulmanos. Alguns vendem flores e outros artigos nas ruas. Acho que estes não são moradores de rua. O problema, é que eles se aproximam da gente, e praticamente nos obrigam a segurar as flores, dando a entender que estão nos presenteando, e logo depois voltam, cobrando por elas. Se tentamos devolvê-las, eles insistem até que alguém perca a paciência. Isto foi muito chato e inconveniente. Não gostei desta tática de venda!

Em Florença, vimos quando um africano foi preso por tentativa de furto, e logo depois, um grupo de africanos corriam pelas ruas, tendo policiais uniformizados e à paisana em seu encalço. Mas diferentemente daqui, eles furtam, mas não parecem carregar armas nem matar ninguém. Florença está cheia deles, e também de policiais disfarçados.

(CONTINUA...)






18 comentários:

  1. Gostei de mais essa parte do relato e os cães por lá são reis,rs... Mas vendedores chatos tem em todos os lugares... Veneza é linda. Tuas fotos muito legais! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... dizem que a maneira como as pessoas tratam os animais, demonstra evolução!

      Excluir
  2. Suas observações são super pertinentes ... Amei a Itália em tudo o que pude conhecer. Problemas temos em todos os recantos do planeta mas bem menores que os nossos ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Mas ainda temos que considerar que em relação ao Brasil, a Itália é bem pequenininha... temos grandes problemas talvez por sermos tão grandes... mas pensando bem, o Canadá e os Estados Unidos também são enormes e não têm tantos problemas...

      Excluir
  3. Li a primeira parte e agora posso dizer que cada vez fico mais encantado com o que nos está narrando. Vejo mais disciplina e coisas boas que tristezas...
    Realmente os cães devem estar muito felizes...
    Um grande abraço.
    Élys.



    ResponderExcluir
  4. Li tudo, Ana, claro !
    Mas não saio daquele maravilhoso poente !

    Um beijo amigo.

    ResponderExcluir
  5. Amei continuar lendo, disciplina e educação é tudo de bom, Europa, países pequenos, aqui nem dá para se comparar, Brasil é um continente imenso!
    Que bom te ler!
    Abraços querida Ana!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu relato, muito interessante.
    Abraços e felicidades.

    ResponderExcluir
  7. Cara Ana, em relação aos cães sou suspeito para dizer qualquer coisa, pois sou vidrado na espécie. Nestes bons relatos, você dá o testemunho de um povo civilizado, onde as criaturas se respeitam. Pois, durante toda minha existência tenho clamado por um pouquinho de civilização, porque aqui no nosso país ainda estamos muito distantes desta graça, mas, pelo contrário reina o desrespeito, a agressividade e o primitivismo.
    Um abraço daqui do sul. Tenhas um lindo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dilmar. Concordo com você... infelizmente, temos que admitir que ainda falta muito para chegarmos "lá..."

      Excluir
  8. Olá, querida Ana!
    Ah! Veneza dos meus sonhos e até pintei uma tela em acríliico para me tornar mas pertinho dela... um dia, se Deus quiser!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veneza é realmente inesquecível, Rosélia. Só estando lá para sentir a atmosfera!

      Excluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...