witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 9 de janeiro de 2021

VELHA SIM, E DAÍ?

 



Todo mundo que permanecer jovem a maior parte do tempo, mas se a gente pensar direito, chegaremos a terrível conclusão de que a juventude é a parte mais curta da vida. Tirando a infância, que é um tempo mais ou menos feliz, dependendo das condições de vida de cada pessoa, durante o qual não temos qualquer autonomia sobre a nossa vontade, nosso tempo de juventude real, na minha opinião, vai mais ou menos dos 15 aos 35 anos. Vinte anos apenas. Dos 35 aos 50, estamos na idade madura, e dos cinquenta em diante, somos o que eu mesma chamo de velhos. Não gosto dos termos eufemísticos, como ‘idoso’, ‘da terceira idade, ‘da melhor idade.’

Engraçado é que quando eu me refiro a mim mesma usando esta palavra – velha – as pessoas, em uma tentativa de serem gentis, logo dizem: “Ah, o que é isso, você não é velha, e está muito bem para a sua idade.” Porém, dizer algo assim não nega a idade de ninguém – apenas a acentua. E qual é o grande mal em reconhecer-se velho? O que há de tão errado com esta palavrinha, que faz com que todo mundo fuja de estar sob a sua classificação como o diabo fugiria da cruz?

E há sempre aqueles clichês: “O importante é ser jovem por dentro. O importante é ter um espírito jovem.” Como eu já disse e repito: Não quero ter espírito jovem! Custei muito para chegar aonde cheguei, e não vejo por que negar essa condição. Me deixem ter o espírito condizente com a minha idade física. Afinal, não é para isso que estamos aqui – evoluir, amadurecer? 

Há uma outra coisa com a qual eu não concordo – vejam bem, estas são opiniões pessoais que eu aplico a mim mesma, e se você discordar, é um direito seu; mas existem coisas que não ficam bem em uma pessoa com a minha idade, e algumas delas são:

- Tirar selfies fazendo biquinho em rede social. Aliás, isso não fica bem para ninguém a qualquer idade, é simplesmente ridículo. Não sei como pode ter gente que ache o tal biquinho de selfie bonito. A foto fica realmente feia, e para mulheres mais velhas, é inadequado e vulgar.

- Usar roupas curtas – saias, shortinhos e blusinhas mostrando tudo só fica bem em meninas muito jovens, quando elas estão com tudo no lugar certo. Na minha opinião, a roupa deve valorizar o corpo, e isso significa ressaltar o que é bonito e esconder o que não é. 

- Postar foto de bikini em poses sensuais só para mostrar que ‘ainda’ tem um corpo legal. Existe uma digital influencer americana, ex-modelo, que apesar de ser uma linda mulher, tem por volta de 87 anos e coloca fotos de bikini em poses sexy no Instagram dela. Fico me perguntando qual é o propósito disso. 

Da mesma forma, encontrei um canal no YouTube onde quatro velhas desbocadas ficam falando sobre sexo e colocando as camas na rua como se ainda estivessem no auge da juventude. Colocar a cama na rua é vulgar e desnecessário em qualquer idade, mas no caso delas, a quem elas pensam que estão enganando? 

- Misturar-se com gente bem mais jovem e tentar agir como eles, usando as mesmas gírias e vestindo as mesmas roupas. Numa festa há alguns anos, vi uma mulher bem mais velha fazer isso ao misturar-se a um grupo de jovens que estavam dançando na pista, se insinuando para alguns rapazes, e foi constrangedor. Logo, ela estava dançando quase sozinha na pista, e os garotos foram para outro lugar. O mesmo vale para homens mais velhos que gostam de ‘pegar’ garotinhas ou que largam as esposas, trocando-as por meninas mais jovens que, após depenarem suas economias como gafanhotos fazem quando pousam em uma plantação, partem num voo a procura de outra colheita a devastar. 

Enfim, existe gosto, bom gosto e mau gosto para tudo, mas esse tipo de atitude, para mim, só tem um nome: desespero. Não aceitar a própria idade e não valorizar o privilégio que a maturidade traz (ou deveria trazer) é desespero. 










17 comentários:

  1. Nada a acrescentar, somente aplaudir tua crônica.
    As selfies do biquinho é coisa horrorosa, há umas que pegam as blusinhas justinhas da filha, com barriguinha de fora... Deus meu! Não é liberdade isso, falta autocrítica e amor próprio!
    Quanto as palavrinhas "melhor idade" e "terceira idade" são cômicas, "idoso" acho a melhor palavra, pois chamar de velho agride um tanto, é derrubar a estima pelo outro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ana Bailune cada um é como cada qual é como cada um. Aqui está que está no 20 X 4,já tendo passado por dois trambolhões, qual deles o mais capaz de levar uma boa alma a ver os anjinhos e embora me tenha recuperado bem, assumo a idade com naturalidade. Isto até porque essa não é sinónimo de senilidade. Pelo contrário deve ser encarada como sinónimo de maturidade. E maturidade e o que muita gente não revela, embora idosos. Ah gosto mais da palavra idoso do que velho, porque acho que velho e o que não terá já projectos, idoso é o que pensa sempre em construir algo para a posteridade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua crónica, absolutamente excelente, focou com mestria, as atitudes ridículas, daqueles que não aceitam o natural envelhecimento de todos nós.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Ana. A crônica ficou maravilhosa. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Ana. Excelente texto. gostei da reflexão sobre o termo velho. faz sentido. meus aplausos. adorei. muito obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Ana!
    Excelente crônica, discordo apenas do "velha", nós não somos trapos velhos, somos pessoas e nos tornamos idosos!
    Feliz 2021, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Bela e irretocável tua crônica.Temos que nos comportar de acordo com a idade que temos,senao ficamos caricaturas...Gostei muito! bjs, chica

    ResponderExcluir
  8. Que bela crônica, Ana! Nós mudamos com a passagem dos anos, amadurecemos, estabelecemos outras prioridades. E até rimos da época em que tudo nos era gracioso. O vestir, o se comportar, exige equivalência com a idade que possuímos.
    Só não vejo como velhas as pessoas acima de 50 anos. O "velhas" me passa a sensação de não utilidade. E as mulheres, nessa fase, são belas e produtivas. E merecem meus aplausos por suas inúmeras conquistas. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana
    Quem não se aceita seja de acordo com idade está fadado ao ridículo. Mostrar o que não se é é uma lástima e de muito mau gosto. Cada fase da vida tem os seus encantos e também dificuldades. Basta aprender e usufruir sem se expor ao ridículo
    E nós quanto mais idade amealhamos mais vitoriosas e produtivas nos tornamos
    Um bela crônica
    Um maravilhoso fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Se situe, Ana, porque de facto tem um gosto diferente da generalidade das pessoas...
    «Nem tanto ao mar, nem tanto à terra» é um aforismo sábio.
    Ser desbocado, não tem nada a haver com idade, mas com educação.
    Nada mais agradável do que conviver com uma pessoa idosa, elegante no trato, atualizada culturalmente e com um humor jovial.
    Velhos são os de ideias fixas, que fossilizaram e isto acontece em qualquer idade. Há jovens muito velhos...
    Dias em paz e serenidade.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  11. Se não acontecer nenhuma tragédia antes, à velhice não podemos escapar...temos que aprender a viver com ela.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  12. Bom domingo velha amiga das palavras duras, secas mas reais. Bem assim Ana perdidos em frustrações buscam esconder o que o tempo escancara. Gostei dos exemplos do inaceitável ridículo do não posicionamento do reconhecimento do que se viveu. Somos estes fios de cabelos brancos, estas rugas salientes nas mãos,no rosto que sorri.
    Muito boa crônica sem dor.
    Meu carinhoso abraço Ana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana.Faz tempo que não postava no blog e fiquei muito feliz por ter recebido sua visita.
    Sua crônica é bem realista assim como deve ser encarada também as mudanças que vão acontecendo com a gente com o passar dos anos. Concordo com vc em todas as colocações. Só a palavra velho é que confesso, me incomoda um pouco. Acho que idoso seria a melhor forma de tratamento uma vez que independente da idade podemos continuar ativos, produtivos e muitas vezes até independentes por um longo tempo.Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ana,
    Adorei ler!
    A cada situação que você
    tão bem expõe eu ficava
    imaginando.
    Realmente cada fase tem
    seu tempo e deve ser
    sempre bem vivida.
    Bjins de boa nova semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  15. Um texto muito reflexivo, do qual gostei bastante. É bom assumir a idade que temos. Também costumo dizer que me deu muito trabalho a chegar aqui. Um amigo meu poeta dizia que velhos são os caminhos...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. UM texto realista.Mas não gosto da palavra idoso, nem velho (isso são os trapos) terceira idade tambem não.
    Fico-me pelos menos jovens.
    :)

    ResponderExcluir
  17. Enfim, existe gosto, bom gosto e mau gosto para tudo, mas esse tipo de atitude, para mim, só tem um nome: desespero. Não aceitar a própria idade e não valorizar o privilégio que a maturidade traz (ou deveria trazer) é desespero.

    Dizer o que mais depois disto! Mais que perfeito ...

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...