Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2017

Ah, eu amo Carnaval!!!

Imagem
Ah, eu amo carnaval! O barulho dos carros de som estourando nossos tímpanos quando passamos na rua, o cheiro de urina nas esquinas e cantinhos da cidade, as pessoas achando que no carnaval pode tudo - e passando a mão nas mulheres ,- ligar a TV procurando por algo legal para assistir e deparar sempre com um repórter aos berros mostrando flashes do carnaval de rua em Recife / Salvador / Rio / Chapecó / Quintos dos infernos! Se eles selecionassem apenas uma cena e a colocassem no ar toda hora, ninguém notaria a diferença.
Ah, como eu amo o carnaval! Praias lotadas, engarrafamentos, arrastões, calor infernal, gente bêbada, axé tocando a todo volume, e "Vamulá galera! É issoaí! Batendo na palma da mão e rebolando até o chão (afinal de contas, carnaval também é funk)!"
E acima de tudo, os milhões de camisinhas que o governo distribui no carnaval - usando o dinheiro dos contribuintes, é claro - para que pessoas que eu nem conheço possam fornicar à vontade nas esquinas das ruas e …

Mi-mi-mi de Facebook

Imagem
Sempre me sinto bastante desconfortável se tiver que publicar alguma coisa na página de alguém no Face, ou marcar pessoas. Só faço se for absolutamente necessário, porque não gosto que o façam comigo. Acho inconveniente. Da mesma forma, não adiciono ninguém a grupos, e se fosse fazê-lo, perguntaria antes se a pessoa estaria interessada, por uma questão de respeito à privacidade e ao gosto alheios. Não acho que todo mundo deva pensar ou agir da mesma forma que eu, mas esta é a forma como eu ajo. 
Por isso, quando em comemorações de aniversário, eu preferia curtir a publicação de alguém, deixando a minha mensagem nos comentários. Daí a pessoa me chama de oportunista por ter feito isso, alegando que eu "Me aproveitei" da postagem de feliz aniversário dela... como se a tal postagem fosse algum exemplo de arte e literatura, e eu estivesse copiando, colando e assinando em baixo.
Mas as pessoas estão muito chatas! Algumas são tão repetitivas, batendo sempre nas mesmas teclas, que …

LEGADO

Imagem
Te deixo o meu guarda-roupa, Dele, faça o que quiser. Deixo também alguns livros, -Nem todos bons, nem todos lidos, Outros, tão manuseados, Que ficaram alguns cílios Perdidos por entre as folhas.
Não deixo amigos, nem filhos Que possam guardar memórias; Sob as pálpebras fechadas, Daqui, eu não levo nada, E nada é o que ficará Da minha efêmera história.
Meus discos, que tanto ouvi, E o chão que guardou meus passos Por entre esses corredores: São eles a minha trilha Sonora, mas morrerão Depois de dias, ou horas.
Os poemas que escrevi E que quase ninguém leu, São a minha importância, Representam, na verdade, O que de verdade sou eu.
Mas quem não os quis ler antes, Abandonando na estante As minhas pobres palavras, Pode bem seguir adiante, Não entenderá jamais O que jamais entendeu.
Um passo, e o mundo me esquece, Um sopro, e eu vou embora Sem levar saudade alguma, Só a lágrima fingida,  O fel da última hora.




Eloquência

Imagem
A chuva Faz crescer a erva entre os caminhos E constrói redondas poças Que vão ficando cada vez maiores E cada vez mais intransponíveis.
O vento se cansa De transportar palavras fracas Entre diferentes pares de ouvidos, E as mensagens morrem, Sem deixar qualquer eco.
Mas as sementes caídas Displicentemente, das mãos distraídas, São fertilizadas pela mesma chuva Que faz crescer as ervas daninhas, E o silêncio que dorme no vento Torna-se bem mais eloquente Do que qualquer palavra.




Mais um Fim do Mundo

Imagem
Segundo o astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, existe um asteróide com mais de um quilômetro de diâmetro vindo em nossa direção ainda hoje. O choque há de causar um tsunami gigantesco que acabará com nossos dias neste planeta. O astrônomo alega que a NASA está ciente deste fato, mas que se recusa a admiti-lo. 
Fico me perguntando o porquê de tantas anunciações sobre o fim do mundo. Quando eu era criança, diziam que o fim do mundo seria no ano 2000, e há algum tempo, em 2012. Muitos ganharam dinheiro vendendo pedaços de terra supostamente seguros, bunkers inquebrantáveis e muitos livros sobre como sobreviver ao fim do mundo - o de 2012. Mas nada aconteceu.
Lembro-me que, naquela época, tive um sonho estranho: ao levar um de meus alunos ao portão, o dia começou a escurecer rapidamente, e chegando lá, ao abrir o portão para deixar meu aluno sair, deparei com um outro aluno esperando para entrar. Eu não o conhecia, mas mesmo assim, senti que não era perigoso. Ele era muito negro, co…

Só Pra Lembrar...

Imagem
Olá, pessoal. Abri tantos blogs ao longo destes cinco anos em que participo da blogsefera, que quase perdi a conta. Mas procuro manter todos eles atualizados! Deixarei aqui os links para quem quiser visitar e seguir:
HISTÓRIAS - Este é o blog onde posto meus contos e pequenos romances em capítulos. Alguns contos são completos- https://anabailunecontos.blogspot.com
YOUR TICKET TO ENGLISH -Aqui é onde posto aulinhas e dicas para quem quiser aprender inglês. Blog novo!yourtickettoenglish.blogspot.com.br
A CASA & A ALMA - Aqui estão dicas para deixar a casa arrumada, e também as relações entre a casa e a alma. Diria que é meu espaço mais zen, mais 'calminho.' - https://acasaeaalma.blogspot.com
FROM MY WINDOW - Neste blog, eu posto apenas poemas e textos em inglês. - anawindown.blogspot.com.br
PASSAGEM - Neste blog, eu coloco textos, poemas e músicas de pessoas que admiro, trechos de livros que li, enfim, coisas que amo. Um dos meus favoritos. anabailune.blogspot.com
NADA A DI…

Do Meu Banquinho

Imagem
Adoro sentar-me em um dos banquinhos espalhados pelo centro histórico ou por outras locações  de Petrópolis, e ficar apenas observando. A gente vê coisas bonitas, engraçadas, corriqueiras, especiais, terríveis... enfim, vê-se todo tipo de coisa. Eis algumas das que vi, coletâneas de algumas horas – em dias diferentes – sentada nos banquinhos das ruas e praças petropolitanas:
Praça D. Pedro, depois do almoço: Aparentando quinze ou dezesseis anos de idade, a  mocinha linda, de longos cabelos, despede-se do namorado atrás de um banco onde está sentado um tiozinho, que não os vê. O namorado vai embora, e ela senta-se ao lado do tiozinho, as longas pernas cruzadas, passando a olhar o celular. Ela é linda e muito charmosa, e logo desperta a atenção do tiozinho, que passa a dar olhadelas cada vez mais longas na direção da moça. Ela percebe, e de brincadeira, começa a incentivá-lo, trocando alguns olhares com ele. Joga o cabelão para lá e para cá, ajeita-se de forma que as pernas apareçam ma…

Ninguém Volta Totalmente

Imagem
Ninguém Volta Totalmente

“Se você voltar, nunca mais será o mesmo” – Tolkien, em O Hobbit – Uma Jornada Inesperada

Ninguém volta totalmente, Traz nos pés, outros caminhos, Traz no olhar, outras paisagens E por dentro, o cheiro ativo De outros solos e sementes.

Ninguém volta sem saudades, Trazendo todas as partes Que levou, quando se foi... Traz consigo, outra metade Construída na viagem Que não mais se encaixará.

Mas não deixe de partir, Mas não deixe de voltar, Pois que a vida é movimento, Água, terra, fogo, ar, Tens no peito, a ansiedade, A força dos elementos Que precisam das viagens, Para que seja cumprida A missão de transformar.




Novo Blog! Your Ticket to English

Imagem
Olá, pessoal! Comecei hoje mais um blog - Your Ticket to English - desta vez, relacionado ao meu trabalho: aulas de Inglês. Há muito tempo eu venho pensando nisso, desde que alguns de meus alunos, a quem enviei vídeos de outros professores que circulam pelo Youtube, me perguntaram: "Por que você não faz seus próprios vídeos?"
Bem que eu tentei, mas sou péssima... além de não ter habilidade para fazer vídeos, acho que fico horrorosa falando na telinha. Mesmo assim, não excluo a possibilidade... quem sabe... porém, eu navego pela blogesfera com certa facilidade, e portanto, vou utilizá-la mais uma vez.
Mas o que importa, é que  Your Ticket to English tem como objetivo dar dicas de inglês a alunos, ex-alunos, futuros alunos e também àqueles que gostam de estudar sozinhos. Lá vocês poderão encontrar aulinhas de gramática e vocabulário, links para vídeos, músicas (estas, com letra, tradução e aulinha), sugestões para melhorar o aprendizado e também textos com explicações. 
Se vo…

Olhe Antes de Pular

Imagem
Ontem à tarde, estava ensinando a um de meus alunos o significado da expressão idiomática "look before you leap." Traduzindo ao pé da letra, "Olhe antes de pular." O significado é bem óbvio: preste atenção antes de se jogar em alguma coisa, acreditar em alguém, fechar um negócio; não haja impulsivamente. 
E acho que este é o maior mal dos brasileiros: agimos impulsivamente. Damos fé a quem não merece, acreditamos em todas as promessas que nos fazem e nos desmanchamos diante de supostos atos de bondade abnegada.
Quem promove atos de caridade na internet, não é caridoso. Quem é caridoso, doa sem alardear. 
E lá se vão as pessoas chovendo elogios sobre o político que, diante da imprensa, revela ter doado seu primeiro salário à caridade. Eu acho melhor observar antes de começar a agitar bandeiras, encher alguém de elogios e aplaudir online - principalmente, se a pessoa em questão for um político... será que não aprendemos nada até agora?
O salário de um político repre…

Concordar em Discordar

Imagem
Eu sei muito bem que concordamos aqui, e discordamos ali, lá e acolá; faz parte da vida. As pessoas enxergam as coisas conforme suas observações e experiências. Mas isto não significa que eu tenha que odiar você, ou que você precise me odiar. Podemos ao menos respeitar o direito que cada um tem de se expressar e pensar o que bem quiser.
Se eu , através da minha observação, faço algum comentário desfavorável ao que você pensa, não é porque estou 'caçando briga' ou algo assim, mas porque eu penso que discutir crenças e pensamentos é saudável para que haja crescimento - mesmo que jamais cheguemos a concordar sobre um assunto. Acho que ninguém deveria odiar outra pessoa simplesmente porque ela não concorda com a gente.
Convicções podem mudar. Se me provarem o contrário daquilo que penso, não tenho nenhum problema em pedir desculpas ou admitir que estava errada. Mas o argumento tem que ser realmente bom e crível, pois minha capacidade de discernimento não deve ser desprezada. Poré…

Preço

Imagem
Qual é o preço Do teu apreço? Quanto te pagam Pra ter ideías Que não são suas? Quanto tu ganhas Alardeando Um sentimento Que não está dentro?
Quanto te dão Para que enxergues Tantas verdades  Que lá não estão? Quanto tu cobras, Por que tu mentes Dizendo mansas Tantas serpentes?
Mas onde, as provas?
As evidências Das indecências Estão guardadas Nessa tijela Da podre canja Que eles vomitam, E nas cloacas De onde brotam Milhões de sacas De vis laranjas!




Circo de Horrores

Imagem
E de repente, um velório - cerimônia que deveria prestar respeito ao morto - transformou-se em um circo de horrores, em palanque para discurso político, mimimi vitimizante e destilação de ódio e desejo de vingança. 
Com direito a cartazes parecidos com os usados em propagandas políticas, foto da ex-primeira dama e seu consorte em tamanho gigantesco e filmagem ao vivo do velório postada em sua página oficial do Facebook, Lula coroou sua falta de ética e de decoro, transformando a ocasião em evento vip.
Ao acusar o juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato pela morte da esposa, Lula incitou o ódio dos despreparados - usando, mais uma vez, o povo como massa de manobra - contra o fato de terem sido - ele e seus familiares - indiciados pela investigação em curso.
Não duvido que o momento da separação da esposa tenha sido difícil para ele. Não acho que ele estivesse fingindo o que não estava sentindo, ou algo assim. Não estou aqui fazendo troça da dor de outra pessoa, sequer comemorando a mo…

Sobre Morte Recente

Imagem
Quando alguém ouve a notícia da morte de outra pessoa, geralmente diz: "Mas como? Estive com ele há apenas alguns dias!" Como se a morte esperasse, ou seguisse qualquer tipo de cronômetro determinado por nós: se estivemos com alguém há apenas alguns minutos, significa que esta pessoa não vai morrer tão cedo.
Mas a morte é a coisa mais inesperada da vida. Até mesmo quando sabemos que alguém está muito doente e que vai morrer em breve, nunca é fácil aceitar quando recebemos a notícia. Porque após uma morte, as possibilidades de milagres se dissolvem no éter: é o fim.  Acabou.
Ao ler na internet sobre a morte de D. Marisa. Fiquei sabendo de coisas sobre a vida dela que eu não sabia: ela ficou viúva e grávida aos dezenove anos. Conheceu Lula quando estava tentando conseguir a pensão por viuvez. Os dois se casaram logo depois. Ela confeccionou a bandeira do PT, criando a tão famosa estrela, com cortes de tecido que tinha em casa. Fiquei sabendo de mais uma porção de coisas sobre…