Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2015

FICA TUDO PELO CHÃO

Imagem
As pedras que nos jogaram, E aquelas que nos jogarão,  Palavras vivas ou mortas, Doces, vis, retas ou tortas, Fica tudo pelo chão.
Todo amor que nós doamos, E as pedras que atiramos, As raízes retorcidas Que se agarram ao que existe Pensando agarrar-se à vida, Fica tudo pelo chão.
Afetos e desafetos, As verdades, as mentiras Que caminham lado a lado Fortemente entrelaçadas, Tanto, que nem resta nada Que as distingua, nesse fado, Fica tudo pelo chão.
E um dia, brotam sementes, Mesmo que estejamos longe, Mesmo que nossos ouvidos Deste mundo escondidos, Já nem ouçam os alaridos, E mesmo que as nossas bocas Já preenchidas de terra Contenham todos os gritos,
Daquilo que nós plantamos, Daquilo que nos jogaram, Nascem árvores frondosas Brotando do esterco, as rosas; Mas também estas, um dia, Pelo chão hão de ficar E tudo será esquecido, E o dito pelo não dito -Nem isto há de sobrar.


O ANDARILHO

Imagem
O teu triste espectro bateu à minha porta, Olhos marejados, barba por fazer. Coberto de andrajos, perdido, sem rota, Tão só, me pedia para eu não te esquecer.
A minha memória juntou teus pedaços, Segui os teus passos, mas não te encontrei... Tua andas tão longe desses meus abraços... Mas sopras vestígios do amor que eu te dei
E que desprezaste, sem dó, sem piedade, Deixando a saudade que eu tinha, morrer... Algumas lembranças sublimam idades, Mas outras matamos pra sobreviver...

ORDEM DOS POETAS DO BRASIL

Imagem
Fundada por Maurício de Azevedo, a OPB (Ordem dos Poetas do Brasil) tem como principal objetivo a divulgação da poesia. 
Abaixo, uma explicação sobre o que significa a OPB, por Maurício de Azevedo:

BREVE HISTÓRICO DA ORDEM      OPB-  CONTRIBUIÇÃO PARA  A CULTURA BRASILEIRA 
    A OPB – ORDEM DOS POETAS DO BRASIL, foi  fundada em 01 de  dezembro de 2013, no município de Guarujá-SP. Contou para isso com o incentivo de uma grande amiga e depois outras pessoas. No mesmo mês, a OPB chegou as redes sociais, ampliando o número de participantes dentro da adoção de um critério qualitativo, ou seja, crescimento aos poucos com a conscientização gradual de seus participantes. A poesia brasileira há muito tempo vinha merecendo ganhar uma Ordem que a homenageasse, que a iluminasse em  uma importância, que  lutasse por ela , senão na totalidade dos poetas aqui  existentes, pelo menos na representatividade daqueles que anseiam por melhores dias , não só para a poesia , mas por extensão para toda a e…

Quem Canta...

Imagem
Quem Canta...
Todo mundo sabe como esta frase termina, e podem acreditar: é  a mais pura verdade! Quem canta, seus males espanta, e eu descobri isso muito cedo. Sempre cantei: no banheiro, na sala ouvindo música, enquanto limpo a casa. 
E agora eu descobri uma coisa que eu simplesmente adorei: um karaokê online. E assim, eu sigo, espantando os meus males. Quem quiser ouvir como ficou, basta acessar o link abaixo, e terá a experiência (gratificante ou ingrata) de ouvir algumas de minhas performances. basta procurar por outras na página.
http://www.smule.com/p/240746628_91492916?fb_action_ids=825143960878331&fb_action_types=smulesing%3Asing&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B832656813447854%5D&action_type_map=%5B%22smulesing%3Asing%22%5D&action_ref_map=%5B%5D


A Armadilha da Raposa – Reflexões Sobre o Pequeno Príncipe

Imagem
A raposa é apenas um animal inocente, mas um dia, alguém decidiu que ela seria o símbolo da esperteza e da velhacaria – eu nunca soube o porquê. O pobre animal passou a figurar em fábulas infantis, representando aqueles que desdenham mas querem comprar (“As uvas estão verdes!) e também na famosa história de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, como uma criatura que ao ser cativada, logo disparou: “Tu te tornas eternamente responsável por aquele a quem cativas.” 
Alguém conhece um laço mais apertado que este? E foi desta forma que a raposa tentou prender o Pequeno Príncipe – que como não era bobo, acabou voltando para a sua rosa. Mas ele precisou sair de seu planeta e abandonar a sua rosa superprotegida, sem conseguir lembrar-se se estava amarrado ou não o carneiro que a ameaçava. Porque a rosa e o carneiro precisavam tomar as suas próprias decisões. E foi somente quando ele saiu de seu planeta, deixando a rosa que pensou ser única no universo, que ele descobriu que havia milhares iguai…

Sentindo na Pele

Imagem
Na última sexta-feira, o Jornal Nacional começou falando das mudanças climáticas em curso no mundo. Enquanto eu assistia, parecia-me que estava fazendo parte de algum daqueles filmes de ficção que falam sobre o fim do mundo, da falta d'água no planeta. De repente, eu me dei conta de que não era um filme: está acontecendo.
Antes, quando escutávamos algo sobre este assunto, a maioria dos verbos estavam no passado. Atônita, percebi na última sexta-feira que eles estavam todos no presente. Um grupo de cientistas criou um gráfico que vai de um a quatro a fim de medir a intensidade das mudanças climáticas, sendo que o nível um é o nível mais ameno, e o quatro, o mais crítico, que implica extinção de espécies, aquecimento global e falta de água. Bem, como num pesadelo, descobri que estamos no nível quatro.
O ano de 2014 foi o mais quente da história, e parece que 2015 não vai perder o recorde. Vivo em Petrópolis, cidade serrana conhecida pelo clima ameno e pela boa qualidade de sua água…

FLOR

Imagem
O olhar da criança Pousou sobre as  pétalas, Enquanto, encantada, Ela anunciou: "Flor!"
Nos lábios rosados, Um riso espontâneo.
A mãe corrigiu-a: "Crisântemo!" O riso murchou.
O olhar ansioso  Por mais descobertas, Pousou noutras pétalas, E ela, encantada, Ainda tentou: "Flor!"
A mãe, sempre atenta, Querendo ensinar Sobre as diferenças, Logo consertou: "Margarida!"
Morreu o sorriso No rosto da criança, Cessou a magia De ver só a flor Nos jardins da vida.



Perdão e Esquecimento

Imagem
Perdão e Esquecimento
Ao ser indagado sobre quantas vezes devemos perdoar aos nossos ofensores, Jesus foi bem claro: “Setenta vezes sete.” Mas até mesmo esta conta é um número finito: 490. E com toda certeza, ele baseou este número em uma representação simbólica daquilo que ele mesmo faria – e qual de nós pode igualar-se a ele? Na oração que deixou para nós, ele continua: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos nossos ofensores”, ou em outra versão, “Perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores." Mas em nenhum momento, ele disse: “Esqueçais as nossas dívidas assim como nós nos esquecemos dos nossos devedores.”  E foi ele mesmo que expulsou os vendilhões do templo (os oportunistas) à gritos e pontapés. Por mais que ele amasse a todos igualmente, Jesus sabia muito bem que existem pessoas e pessoas...
Jesus sabia muito bem que quem perdoa, não esquece. Lá no fundo da alma, no âmago do ser, aquele que foi traído, ferido, enganado ou calunia…

ASAS DE OURO

Imagem
"Faça-se de outro as asas do pássaro e ele nunca mais voará aos céus." - Tagore


Asas de Ouro

Tuas asas são de ouro,  De ouro são teus desejos, E no coração, um peso te mantém sempre no chão.
De brilhantes, os teus olhos, E os teus pés, são de latão... Só dão passos pequeninos, Mantém-se firmes no chão...
Tuas asas são de ouro, E tua alma encarnada Entre pesos e tesouros Perdeu-se num denso nada!
Há um céu azul deserto Coalhado de nuvens brancas, Ansiando por teu voo, Esperando que te livres Das tuas asas de ouro!


Hare Krishna

Imagem
Saí bem cedo para caminhar, antes que o sol esquentasse demais. Acordar cedo é maravilhoso, e aconselho quem não gosta a experimentar durante alguns dias, mas de coração aberto...
Assim que acordo, ao escovar os dentes, olho pela janela do banheiro, e deparo com um pica-pau - daqueles de cabeça e pescoço vermelhos, com penacho e tudo - fazendo a festa no tronco da árvore do vizinho. Lindo de viver! Se eu não estivesse ali naquele momento, não o teria visto!
Desço a rua da minha casa, e vou encontrando com as pessoas que também acordaram cedo para ir trabalhar ou caminhar, como eu. Trocas de "Bom dia" em plena manhã de segunda-feira me deixam mais otimista em relação ao mundo e às pessoas. Uma brisa fresca sopra, mas o céu totalmente azul promete muito calor para mais tarde.
Chego à Barão do Rio Branco. Começo a caminhar mais rápido. Carros e ônibus passam pela estrada, e mais pessoas me cumprimentam. Sinto o movimento da vida, a semana que se inicia, caminhos que se cruzam,…

A MUSA

Imagem
Penteava, tranquila, Seus cabelos de Medusa, A musa. Mirava-se num rio De águas profundas, Sua imagem desfazendo-se em círculos concêntricos, Descrita nas palavras Da gente confusa Que não entendia a sua língua.
Deitava lágrimas nas águas  E risos nas margens. Mergulhava fundo, E embora não soubesse nadar Jamais se afogava!
Enquanto isso, A barca passava...
Poetas deitavam suas penas nas águas claras Da musa impassível, Formando conjuntos risíveis de luz e de trevas, Mentes obtusas Que se alimentavam Das linhas da musa.
Julgavam com palavras excusas, E profetizavam Sobre o que somente ela compreendia.
A noite engolia o dia, Apagando as inspirações...



Entre Orquídeas

Imagem
Uma caminhada. O dia estava quente. Após andar durante quase trinta minutos sob o sol forte, preciso refrescar-me. Passo em frente ao Orquidário Binot, e entro, percorrendo o caminho sombreado por feixes de bambu e árvores frondosas, escutando o barulhinho da água que entra no laguinho de trutas através de um pequeno riacho.
O resto, é só encantamento.


Caminhar entre as flores... deixar-me ficar ali, olhando para elas em reverência, sentindo suas energias de cor e veludo... qualquer alma há de sentir-se em paz, com a sensação benfazeja de que tudo está certo no mundo, e que todas as coisas caminham para um bom final. Junto às flores, não pode haver tristeza, saudades, ou qualquer tipo de eco maldoso vindo do mundo lá fora. Aqui só chega a paz. Estou protegida, e nada de mal pode acontecer-me. 


Não quero ir embora. O vendedor chega, oferecendo-me ajuda, e digo que só estou olhando. "Me refazendo," digo a ele, e ele sorri, e tenho certeza de que me entendeu. retira-se discret…

Segredos

Imagem
Te disse que eu não tinha tempo, Mas cismaste em confessar Aos meus ouvidos apressados Os teus segredos guardados!
Metade ficou derramada Nas águas turvas do lago, Naquelas águas cansadas Onde já não há mais barcos...
Uma parte foi levada Pelo vento, em céu nublado, Caiu em gotas de chuva Teu coração salpicado...
A última parte, eu ouvi, Mas confesso, não guardei... Eu disse que eu não tinha tempo, Por isso, eu não te escutei...

VIVER É INTERPRETAR

Imagem
O que você vê quando olha para o céu à noite? Os que focam na superfície miram as estrelas, a lua, algumas nuvens talvez. Mas há aqueles que procuram por algo mais, coisas que geralmente as pessoas não enxergam. Munem-se de telescópios poderosos ou simples lunetas - dependendo do seu desejo. Enxergam planetas, satélites, galáxias. Assim, acham que já viram tudo e que sabem tudo a respeito do universo.
Mas existem aqueles que, ao olhar para um céu estrelado, enxergam além das estrelas simplesmente fechando os olhos e sentindo que elas tem muitas histórias para contar, mas que nós não entendemos a sua linguagem. Tentamos interpretá-la através da poesia, da música, da pintura, enfim, através de todo tipo de arte, e também, das religiões. Assim, vão surgindo varias interpretações e teorias. Eu creio que a teoria mais completa, mais espiritualizada, mais bela e mais profunda, não chega nem a arranhar a superfície da verdade sobre as estrelas e galáxias, sobre o céu, os planetas, os buraco…

O Lírio

Imagem
Ao som da corrente do rio, Do assovio lento de uma brisa E do cantar distraído de um passarinho, Abriu-se o lírio.
Branca e leitosa cor, Suave perfume, quase nuvem, Protegido no colo macio das folhas, Viu o céu, Sentiu o sol, Bebeu da chuva, E desfolhou-se.
As pétalas cairam no rio,  Ou foram levadas pelo vento, Ou tornaram-se secas de tanto sol, Ou moles de tanta chuva...
A beleza que o trouxe, Recolheu-o no final. Mas deixou no ar Um leve perfume...