witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lendas Urbanas



Capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Capa de Abbey Road
Contracapa de Sgt. Pepper's, onde apenas Paul aparece de costas





Estou usando um artigo sobre lendas urbanas em minhas aulas, e estamos achando muito interessante.

Lendas urbanas são histórias que circulam entre os povos - ninguém sabe de onde elas surgiram, ou se são verdadeiras - mas que para serem classificadas como lendas urbanas, devem seguir  três critérios: 
-São contadas e recontadas com diferentes detalhes, ou existem em múltiplas versões;
- Tem grande circulação;
- São contadas como se fossem verdadeiras.


Uma lenda urbana muito interessante, e que eu desconhecia, é a da morte do Beatle Paul MCcartney, em 1966. Conta esta lenda que, ao sair de uma gravação do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, visivelmente irritado, ele entrou em seu carro esporte, um modelo Austin-Healey, e morreu após uma batida. As 'evidências' estão na capa de vários álbuns dos Beatles, principalmente no acima citado e no Abbey Road.

Na capa do Sgt Pepper, há uma boneca com um Austin-Healey em seu colo, o mesmo modelo que Paul estaria dirigindo quando supostamente, bateu de carro e morreu; dentro da capa do álbum, há uma foto dos Beatles, e Paul MCcartney tem um emblema no braço esquerdo com a sigla O.P.D (Officially pronounced dead), 'oficialmente declarado morto.' Atrás da capa, Paul aparece na fotografia de costas para a câmera. Em uma das letras, "A Day in Life", eles descrevem um acidente de carro no qual uma pessoa famosa morreu.
No álbum Abbey Road, Paul McCarteney está descalço e com o passo errado em relação aos outros Beatles: todos tem a perna esquerda adiante, e ele, a direita. John Lennon veste um terno branco, que representaria um clérigo; Ringo Starr está de preto, como um agente funerário, e George Harrinson veste jeans, como se representasse um 'grave digger'  - aquele que cava as sepulturas, ou coveiro.
O Paul MCcartney que vemos hoje, seria um sósia que eles admitiram para evitar o fim da carreira dos Beatles, no auge do sucesso. E todo mundo sabe que os Beatles não fizeram mais apresentações ao vivo após 1966.

Tenho um outro álbum dos Beatles, uma coletânea de 1962 a 1966. Por que eles fariam uma coletânea que abrangesse justamente o início da carreira deles até o ano em que Paul "morreu"? Mistério!!!

Achei esta lenda urbana fascinante!  O artigo que usei para preparar esta aula cita um interessante site, que já visitei, especializado em lendas urbanas. Dei boas gargalhadas! O endereço é www.snopes.com.  Está em Inglês, o que faz dele uma boa chance para você desenferrujar o seu.




Publicado no Recanto das Letras em: 20/10/2010 10:35:06

Um comentário:

  1. Qual é a porcentagens das lendas?
    Um local que talvez não exista?
    Um tanto de fatos, imaginações, criações, equívocos, uma beleza cultural...?
    Pessoalmente eu acho que um belo ou grande acontecimento faz moradia em lendas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...