witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 16 de julho de 2020

PODEMOS MUDAR A HISTÓRIA?






A história é feita de fatos passados que já aconteceram, e essa definição é óbvia e lúdica. Infelizmente, a história já escrita da humanidade é coalhada de injustiças, maldades, enganos, mentiras, violência e preconceito. Isso não pode ser mudado, porque é humanamente impossível mudarmos o passado. Porém, nós podemos, a qualquer momento, mudar o nosso futuro e escrever uma história mais justa, mais bonita e muito mais verdadeira. Uma história que inclua todos os tipos de personagens, onde todos tenhamos voz, espaço e direito de ser.

Para que isso aconteça, penso ser essencial que possamos ter acesso a fatos históricos, por mais desagradáveis que eles sejam, pois através deles, podemos criar exemplos para ensinar aos nossos jovens e crianças sobre como eles não devem proceder em relação às outras pessoas. É importante que a nossa vergonha não seja coberta por uma camada mentirosa e açucarada, mas que seja estudada para promover reflexões importantes a fim de que nada semelhante venha a repetir-se. 

Posso compreender que alguns segmentos de pessoas sintam-se ofendidas pela maneira como foram ou tem sido tratadas ao longo dos séculos, mas não consigo entender seus argumentos de que, tentando negar o que se deu, isso jamais terá acontecido. É como negar a própria história, o próprio progresso que obtiveram até agora, a própria luta. 

Creio que, ao invés de derrubar estátuas e apagar símbolos e traços de uma história vergonhosa, essas pessoas deveriam lutar para que estátuas e símbolos da sua própria história fossem erguidas ao lado de tais monumentos. Só assim as crianças e jovens teriam acesso à verdade e aprenderiam a diferença entre o que é certo e o que é errado. A única maneira de ensinar o que é certo é através da compreensão dos fatos. Exaltar a separação, o preconceito e o ódio entre raças e religiões, sublinhando as diferenças ao invés de destacar a necessidade da igualdade de direitos entre pessoas diferentes, é no mínimo contraproducente. 

A única coisa que se pode ensinar através do ódio, é o próprio ódio. E a única coisa que se pode obter através da negação da história, é que ela venha a repetir-se. 

Ainda temos muito chão pela frente. Ainda falta muito para que possamos ser considerados cem por cento humanos, com todas as características que a ciência e a religião nos atribuem. Porém, embora a construção dessa estrada esteja apenas no começo, é importante que o pedaço que já foi construído permaneça, com todos os seus acertos, erros e aberrações ao longo do caminho, pois outros deverão passar por ela e tentar entender o que nos conduziu até aonde estamos. 

A partir de hoje, nós temos as ferramentas necessárias para construir uma estrada bem mais bonita que possa incluir a todos nós nessa jornada histórica para o futuro. A vida é daqui para frente. O resto, é história. A história existe para que nós possamos ler e aprender através dela.

Existe uma história que nós podemos mudar. Ela começa hoje.


Aqui, um convite para assistir ao meu vídeo:


PODEMOS MUDAR A HISTÓRIA?




10 comentários:

  1. Maravilha isso: "Existe uma história que nós podemos mudar. Ela começa hoje."

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Ana, também acredito que não adianta quebrar os monumentos e querendo destruir a História!
    Seguir aprendendo com os erros do passado e construir uma nova História, se possível, melhor, sem grandes erros!
    Belo texto reflexivo, amei!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana
    Texto reflexivo e interessante, parabéns por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
  4. O mundo seria tão melhor se houvesse mais humanidade....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Nice I liked it. Check out my blog positively. Mr. Media and Mr. Information. Comment share and press bell icon to get notification if you like it. Comment must do it.

    ResponderExcluir
  6. Gostei desta sua reflexão sobre aquilo que vem acontecendo. Uma visão muito lúcida e cheia de humanidade, a sua.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de lá, querida amiga Ana!
    Interessante abordagem.
    O vandalismo sempre em pauta mesmo em tempo de Pandemia.
    Não será com violência que incutiremos humanidade na população.
    Vejo sempre seus vídeos. Muito bons.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Podemos mudar a nossa história e podemos fazer parte da historia geral com nosso atos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, amiga!

    Gostei, particularmente, do que disse no seu vídeo.

    Sim.

    É hoje que podemos fazer alguma coisa para mudar

    o que está mal na Terra!

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...